Artigo de João Isaac
12-08-2019

No ano em que celebra sessenta anos de vida, o Mini atinge igualmente a marca de dez milhões de unidades produzidas. O exemplar em causa é exatamente um Mini 60 Years, versão que celebra o seu aniversário. Foi produzido no dia 24 de julho de 2019 na fábrica de Oxford.

Sessenta anos, sessenta histórias

De forma a celebrar os seus sessenta anos, a marca britânica lançou-se num desafio de encontrar sessenta proprietários de modelos Mini, um por cada ano de produção, para assim dar a conhecer várias histórias das décadas que o Mini atravessou. Estas histórias serão posteriormente divulgadas ao longo do ano nos canais digitais da marca.

O comboio de 60 Mini vai partir em direção ao encontro anual da marca que se realiza em Bristol. No entanto, serão acompanhados por dois exemplares muito especiais. A fechar o grupo, seguirá o Mini 60 Years que simboliza o marco das dez milhões de unidades. A liderar o comboio, estará o Mini de matrícula 621 AOK. Este foi o primeiro Mini a sair da linha de produção.

Veja o vídeo:

Lançado em 1959, o Mini foi desenhado por Sir Alec Issigonis. Foi um modelo que revolucionou o design automóvel e, de uma maneira geral, a mobilidade automóvel. A sua produção teve lugar em Oxford até 1968, ano em que esta passou para a fábrica de Longbridge, em Birmingham. De 1959 a 2000 foram produzidas cerca de 5,3 milhões de unidades do clássico Mini.

Leia ainda: 60 anos depois, ainda é giro ter um Mini

Em 2001 a marca britânica passou para as mãos da BMW e o seu sucesso tem continuado. Assim, a produção diária mais do que triplicou, subindo de 300 para cerca de 1000 unidades. Em Oxford é produzido um novo Mini a cada 67 segundos e em 2018 foram vendidas cerca de 400 mil unidades. A produção do novo Mini elétrico arranca já em 2019, também na linha de Oxford.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e veja as fotos de sessenta Mini, um por cada ano de produção.

Fotos: Mini

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados