Artigo de Bruno Seruca
30-12-2024

Mudar o óleo do carro é um dos aspetos mais comuns da manutenção de um carro. Ainda assim, aquela que aparenta ser uma tarefa bastante simples pode acabar por se transformar numa grande dor de cabeça para os condutores. Algo que acontece quando são cometidos alguns erros. Como é o caso destes 10, partilhado pelo autopapo.

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Será esta a lavagem de carro mais sensual de sempre?

1 – Deixar passar a data

É dos erros mais comuns e dos piores. Deixar passar o prazo estipulado é algo que deve evitar a todo o custo. A recomendação para a troca é de 10 mil quilómetros ou um ano. O intervalo pode ser mais curto em carros com mais de cinco anos.

2 – Não trocar o filtro

Mudar o óleo e não mudar o filtro é outro erro. Até porque é o filtro que impede que entrem impurezas que podem causar danos no lubrificante. Não perca tempo a limpar o velho e troque por um novo.

3 – Especificações erradas

O motor e o carro devem receber um óleo específico. Por isso, não se meta em aventuras e siga aquilo que é recomendado para a sua viatura.

4 – Não mudar anilha do bujão

Um dos erros mais simples é não trocar a anilha do bujão, que até é uma peça muito barata. Há também quem aperte o bujão em excesso, o que pode dar origem a fugas de óleo.

5 – Deixar pingar óleo

Todos os cuidados são poucos quando muda o óleo do motor. Assim, não deixe pingar óleo pois pode colocar em risco outras peças do motor, como é o caso das velas.

6 – Usar aditivo

É um gasto adicional e provavelmente só serve para isso mesmo. Até porque os óleos já têm nas formulas os aditivos necessários. Que podem ser colocados em risco quando junta outros aditivos.

7 – Óleo acima do nível

Outro erro comum é colocar óleo a mais. O excesso pode fazer com que o lubrificante dê origem a espuma que poderá ser enviada pela bomba de óleo para o motor.

8 – Não mudar o óleo, mas preencher o que está em falta

É uma emergência? Está desculpado. Mas vá à oficina perceber por que tem o nível do óleo excessivamente baixo e aproveite para fazer a troca.

9 – Fazer uma leitura errada do nível do óleo

Esqueça a ideia de verificar o nível do óleo com o carro quente. Espere, pelo menos cinco minutos, para verificar o nível. Com o carro ligado, o lubrificante está a ser bombeado para diversas partes do motor. Ou seja, o volume lido pode ser errado.

10 – Limpar a vareta com o que estiver à mão

Quando vai ver o nível do óleo, evite limpar a vareta com panos que deixem materiais na vareta. Pois os mesmos podem contaminar o lubrificante. Opte por papéis absorventes ou panos de microfibra limpos.

Fotos: Shutterstock

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