Artigo de Guilherme André
29-10-2019

Recentemente, realizamos um artigo sobre o avultado custo de substituição de bateria de um Nissan Leaf. O proprietário de um exemplar do veículo elétrico viu-se obrigado a pagar perto de 30 mil euros para poder realizar a substituição total da bateria. No entanto, a Nissan garantiu que em novembro o preço seria revisto. Agora, a marca nipónica comunicou que “caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora de garantia, o preço fixado pela Nissan a partir de dia 4 de novembro de 2019, é de 7000 euros + custos de instalação + IVA”.

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A Nissan assume ainda que a substituição total da bateria é um caso raro. “A vasta maioria – 99,5% – dos veículos elétricos Nissan mantém a bateria original. O pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões”. Para além disso, a marca relembra que a bateria pode ser reparada sem que seja necessário a substituição total. “As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria”, afirma o comunicado.

Nissan Portugal apenas tem conhecimento de um cliente que quer substituir a bateria do Leaf na totalidade

Por fim, o fabricante nipónico relembra que os Nissan Leaf vendidos na Europa têm uma das maiores garantias de capacidade de bateria do mercado de elétricos. Falamos de oito anos ou 160 mil km “com um número de reclamações dentro da garantia extremamente baixo”. Ainda assim, a Nissan Portugal salienta outro dado importante de referir. Apenas tem conhecimento de um cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019.

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