Artigo de Equipa Automundo
12-07-2021

O Citroën C3 Aircross reforça agora a sua ofensiva. Para isso, modernizou-se, apresentando-se ainda mais distinto e estatutário, e apostando numa experiência a bordo superior, com um nível superior de conforto e maior polivalência que vêm enriquecer as já reconhecidas serenidade e versatilidade de utilização no quotidiano. Confrontado no segmento com silhuetas cada vez mais baixas e cada vez mais próximas das berlinas, o C3 Aircross afirma o seu caráter SUV através de uma carroçaria volumosa que oferece espaço a bordo e uma postura dominante sobre a estrada, graças à altura ao solo sobrelevada e às rodas de grandes dimensões.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Marca a sua diferença através das proteções das embaladeiras, dos guarda-lamas, dos para-choques dianteiro e traseiro, bem como pelas barras de tejadilho, de formas robustas e generosas. Aquando do seu lançamento, o C3 Aircross expressou a convivialidade e a novidade do seu design, agora o novo C3 Aircross atinge a total maturidade. Mantendo a sua originalidade, passou a um patamar superior, ganhou um caráter mais assertivo, mais maduro e sofisticado, correspondendo, assim, às expetativas do mercado.

Secção dianteira inteiramente revista

O novo C3 Aircross afirma o seu design com uma secção dianteira inteiramente revista, que lhe confere mais caráter e estatuto. Inspirada no concept car CXPERIENCE e estreada em 2020 no novo C3, apresenta-se em 2021 como a nova assinatura da Citroën: uma identidade consolidada, marcante e única. Esta nova frente é reconhecível ao primeiro olhar, em especial devido à nova assinatura da iluminação dianteira. O double chevron evolui e expande-se na direção dos faróis LED, no espírito do novo C3 ou do novo C4, mas com uma interpretação mais musculada. Os projetores LED dão ainda mais claridade e segurança, proporcionando aos automobilistas o sentimento de proteção na estrada. O C3 Aircross dispõe, ainda, de uma nova grelha com um motivo geométrico inédito e de uma nova proteção inferior em cinzento prateado com inserções coloridas que reforçam a sua robustez.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

Esta nova frente garante ainda mais estrutura ao modelo, aumentando a perceção de altura do capô. Mais moderna, ela torna o C3 Aircross ainda mais expressivo e robusto. Bem assente nas suas rodas e com um capõ alto e horizontal, com volumes generosos e com as proteções 360° que se conjugam com a área vidrada contínua em redor de toda a carroçaria, o novo C3 Aircross apresenta um visual pronunciado que o destaca, imediatamente, de entre as propostas SUV do segmento B.

Novas jantes com design mais evoluído e dinâmico

O C3 Aircross propõe novas jantes com design mais evoluído e dinâmico, nas medidas de 16’’ e 17’’, ambas disponíveis com acabamento brilhante (diamond cut) ou full black, para permitir a escolha entre um aspeto mais refinado ou mais forte. O novo C3 Aircross permite aos seus condutores sentirem-se ao volante como se estivessem em casa, reforçando ainda mais a sensação de bem-estar a bordo através do programa Citroën Advanced Comfort.

Veja também: Toyota Camry, o regresso de um ícone em versão híbrida

Para além da sua suspensão de afinação suave, pensada para uma condução serena, sem rival no segmento, o C3 Aircross disponibiliza, também, um elevado conforto de rolamento devido aos seus novos bancos Advanced Comfort, inaugurados no C4 Cactus e no C5 Aircross. Disponíveis nos ambientes Urban Blue, Metropolitan Graphite e Hype Grey, os bancos Advanced Comfort reforçam o conforto. Conserva a sua modularidade, habitabilidade e luminosidade de referência, e aumenta a sensação de bem-estar a bordo e a polivalência de utilização. Graças às suas dimensões exteriores compactas, com 4,16 m de comprimento, que oferecem maneabilidade e agilidade, o C3 Aircross apresenta-se como uma proposta única no seu segmento, oferecendo uma habitabilidade sem igual.

Amplo espaço para pernas no banco traseiro

A sua habitabilidade é imediatamente percetível pelo amplo espaço para pernas no banco traseiro e pela liberdade em altura que o fazem destacar-se no seu segmento. O novo C3 Aircross dispõe de uma excelente modularidade graças ao banco traseiro deslizante, com regulação máxima de 150 mm, segundo duas secções independentes, bem como devido ao rebatimento do banco do passageiro da frente, permitindo-se o transporte de objetos mais longos, no máximo de 2,40 m, com a máxima tranquilidade (kits de móveis, acessórios de desporto, etc.).

O volume da sua bagageira é extensível dos 410 aos 520 litros quando o banco traseiro está na sua posição avançada e até aos 1.289 litros quando é rebatido. Com efeito, partindo de dimensões compactas (comprimento de 4.160 mm, largura de 1.756 mm, altura de 1.597 mm), as cotas interiores do C3 Aircross demonstram a engenhosidade da Citroën na construção de habitáculos em prol dos ocupantes. Outra grande vantagem do seu interior é a sua excecional luminosidade, conseguida pela grande superfície vidrada e pelo teto panorâmico em vidro, capaz de inundar o habitáculo de luz.

Mais funcional graças a uma nova consola central

O C3 Aircross torna-se também mais funcional graças a uma nova consola central com mais organização. Atrás integra um grande espaço de arrumação, acessível aos passageiros dianteiros e traseiros e ocultado por uma cortina deslizante. Todos os passageiros contam com espaços de arrumação: compartimento em frente ao passageiro da frente, suportes para copos integrados no apoio de braços central traseiro (rebatível a partir do encosto), bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiro e múltiplas zonas de arrumação na zona inferior da consola central.

Leia ainda: 10 carros que continuam a apostar em caixa manual

O novo C3 Aircross disponibiliza todas as tecnologias necessárias para garantir ainda mais serenidade e segurança na condução. Dispõe de um novo ecrã tátil de 9’’ para beneficiar a ergonomia, a visibilidade e a facilidade de utilização. Um novo ecrã, com mais qualidade, que permite destacar a Citroën Connect Nav ou a função Mirror Screen compatível com Android Auto e Apple Car Play. É igualmente proposto o sistema Citroën Connect Assist.

Novo Citroën C3 Aircross dispõe de 12 tecnologias de assistência à condução

O novo C3 Aircross dispõe de 12 tecnologias de assistência à condução para tornar cada viagem mais tranquila e segura, designadamente tecnologias ligadas à segurança, como o head-up display a cores, para manter as informações úteis sempre no campo de visão do condutor, o reconhecimento de sinais de trânsito de velocidade e de recomendação, o sistema Active Safety Brake ou a comutação automática de luzes. Adicionalmente, destacam-se equipamentos que simplificam a utilização, como o acesso mãos-livres, o Park Assist ou a câmara de ajuda ao estacionamento Top Rear Vision, que permite reproduzir, no ecrã tátil, o perímetro na traseira do veículo.

Finalmente, de modo a destacar o seu caráter SUV e mostrar-se à vontade sobre todo o tipo de pisos, o novo C3 Aircross propõe o Grip Control com Hill Assist Descent, dispositivo que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações, independentemente das condições exteriores. Este sistema permite modular a motricidade das rodas dianteiras em função do terreno e controlar a velocidade de descida, mesmo em inclinações muito íngremes.

Percorra a galeria e veja mais fotos do novo Citroën C3 Aircross.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top