Artigo de Equipa Automundo
25-07-2022

Primeira criação integral da DS Automobiles, revelada em 2017, o DS 7 CROSSBACK projetou um novo espírito de vanguarda. Aclamado pelos seus interiores inigualáveis, o seu notável requinte e a sua tecnologia de ponta, o DS 7 CROSSBACK abriu o caminho para novos desenvolvimentos, agora encarnados pelo novo DS 7. O novo carácter do DS 7 deve-se a alterações significativas na dianteira e traseira. Mantendo-se elegante, o novo DS 7 apresenta mais dinamismo, com linhas mais definidas, mais estruturais e um design muito coerente.

A assinatura de luz evoluiu para um visual ainda mais expressivo. A combinação dos novos faróis mais esguios DS PIXEL LED VISION 3.0 e das luzes diurnas DS LIGHT VEIL é perfeita e realizada segundo o espírito da haute-couture. As DS WINGS e a grelha são maiores e o painel inferior foi redesenhado com uma nova gama de cores (dependendo das versões). As luzes traseiras em LED, mais finas, com efeito de vórtice, foram também redesenhadas com um acabamento metálico escuro. Realçam a expressão única do novo DS 7. O portão da bagageira e o símbolo foram redesenhados com linhas mais nítidas, enquanto a denominação “DS AUTOMOBILES” passa, agora, a assinar a traseira visualmente alargada do novo DS 7, em substituição da expressão “CROSSBACK”.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

As jantes desempenham um papel no carácter do perfil do novo DS 7. Dotadas de inserções, as novas jantes EDINBURGH e SILVERSTONE de 19 polegadas melhoram a eficiência aerodinâmica, enquanto o tratamento do seu design aumenta a perceção do seu diâmetro. As novas jantes BROOKLYN de 21 polegadas, com um design técnico esculpido, estão exclusivamente disponíveis no novo DS 7 E-TENSE 4×4 360. Os frisos das janelas e as barras de tejadilho estão disponíveis numa variante Gloss Black, para realçar o dinamismo da silhueta. Tal como as maiores casas de moda parisienses, a DS Automobiles dá especial atenção à escolha de materiais e à forma como estes são tratados. Através dos estofos dos interiores do novo DS 7 foi criado um ambiente para tornar cada viagem única.

Novo DS 7, o requinte como fio condutor

Auge do requinte, o novo DS 7 OPERA é proposto com duas cores de pele Nappa: Preto Basalt e Cinzento Pearl. Em extensões mais amplas, a zona de maior qualidade da pele acrescenta um toque natural e refinado ao interior. Novos estofos com um efeito drapeado no acabamento em pele Nappa estão agora aplicados no tablier e nos painéis das portas. Sem costuras ou juntas, mantêm a sensação e o aspeto do couro natural. A pele é ainda melhorada pelo processo de estampagem, com linhas equiparadas à assinatura DS LIGHT VEIL.

A atenção ao detalhe do seu interior é também demonstrada pela costura com padrão de pérola oferecida nas novas cores Branco e Zephyr, um volante em pele de grão inteiro com cobertura do airbag forrada a pele, icónicas inserções em relevo “Clous de Paris” da DS Automobiles, sem esquecer os estofos em pele com padrão de bracelete de relógio, propostos pela primeira vez em Cinzento Pearl.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

O requinte está, também, presente no interior da versão RIVOLI, que introduz a cor Preto Basalt e que conta com acabamentos acolchoados cosidos, combinados com os estofos em Pele Claudia, com um grão de pele mais pronunciado. O interior do nível PERFORMANCE LINE apresenta uma cor preta mais profunda, com o tecido de microfibra Alcantara em toda a sua extensão e pormenores em tom Gold e Carmine, que realçam o seu aspeto dinâmico.

O interior do nível BASTILLE foi renovado com um novo acabamento DS Canvas e um grão em Preto Basalt inspirado na pele dos peixes. Todos estes interiores são melhorados com iluminação ambiente que pode ser personalizada e com um novo padrão baseado em inserções estampadas “Clous de Paris”. Marca multienergias com as mais baixas emissões de CO2 na Europa, nos últimos dois anos, e Campeã de Fórmula E, a DS Automobiles optou por oferecer o novo DS 7 com vários tipos de propulsores, incluindo uma gama de três blocos híbridos plug-in com 225, 300 e 360 cavalos de potência.

O novo DS 7 E-TENSE 225 dispõe de um motor a gasolina PureTech 180 e de um motor elétrico de 110 cavalos de potência, acoplados a uma caixa automática de oito velocidades, sendo proposto com tração às duas rodas. O novo DS 7 E-TENSE 4×4 300 e o novo DS 7 E-TENSE 4×4 360 introduzem a tração às quatro rodas com um motor PureTech 200, bem como com motores elétricos de 110 e 112 cavalos de potência em cada um dos eixos. A versão 360 conta com afinação específica da DS PERFORMANCE.

Uma nova bateria de 14,2 kWh permite percorrer até 65 quilómetros com zero emissões no ciclo misto WLTP e até 81 quilómetros no ciclo urbano. O tempo de carregamento é de cerca de duas horas num carregador de 7,4 kW. Um propulsor 130 BlueHDi está ainda disponível na gama. Fora da Europa, os motores a gasolina PureTech com 130, 215 e 225 cavalos de potência estão, igualmente, disponíveis. O novo DS 7 continua a ser um dos automóveis mais eficientes da sua classe, em especial devido ao seu peso contido.

O sistema de infotainment é uma das maiores alterações no novo DS 7, com a inclusão do DS IRIS SYSTEM. Esta nova solução introduz uma interface totalmente renovada, completamente configurável, reativa, fluida e suportada por reconhecimento de voz natural. O redesenhado ecrã tátil de 12″ de alta resolução apresenta um menu composto por widgets, permitindo aceder a todas as suas funções com um único movimento: para controlar a navegação conectada, a ventilação, as fontes de áudio digital e a informação de viagem. Este grande ecrã, muito confortável de utilizar, permite também a visualização da frente e da retaguarda, proporcionada por novas câmaras digitais de alta resolução, e ainda o acesso à função Mirror Screen via wi-fi.

Um novo grande painel de instrumentos digital de 12 polegadas, com ecrãs que podem ser alterados e personalizados, conta com gráficos renovados com toda a informação vital, como o fluxo de energia nas versões híbridas plug-in. O novo DS 7 também introduz tecnologias para maior conforto e relaxamento, como a DS ACTIVE SCAN SUSPENSION e a DS NIGHT VISION.

A DS ACTIVE SCAN SUSPENSION é um sistema de amortecimento controlado por câmaras que é absolutamente único na sua classe. Ajusta o amortecimento de cada roda de forma independente, de acordo com as imperfeições na faixa de rodagem. Com a DS NIGHT VISION, uma câmara de infravermelhos analisa a faixa de rodagem e as suas laterais para detetar ciclistas, peões e animais a distâncias até 100 metros. O condutor recebe a informação no novo painel de instrumentos digital de alta resolução, reforçada por um aviso especial em caso de perigo.

Leia ainda: Opel Corsa, o primeiro da era PSA é tão alemão quanto os anteriores

A segurança é incrementada com o DS DRIVER ATTENTION MONITORING e o DS DRIVE ASSIST, tecnologia de nível 2 de condução semiautónoma. Analisa o nível de atenção do condutor através de duas câmaras. A primeira verifica o comportamento do automóvel no seu ambiente e a segunda, posicionada de frente para o condutor, percebe para onde este está a olhar, lê o seu rosto e o movimento das pálpebras, o que reflete o nível de sonolência e de atenção, algo sem precedentes no segmento.

O novo DS 7 está equipado com o DS DRIVE ASSIST, sistema de regulação de velocidade adaptativo que pode iniciar a paragem e o reinício da marcha sem intervenção do condutor e uma ajuda que permite ao condutor manter o automóvel onde o posicionou na faixa de rodagem. Automóvel global, o novo DS 7 é construído em Mulhouse (França) para todos os mercados fora da China e em Shenzen para o mercado chinês. As encomendas irão ser abertas durante o verão, chegando as primeiras unidades às DS STORES a partir do outono de 2022.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados