Artigo de João Isaac
17-05-2019

A revelação do novo Golf está prevista para o final de 2019 mas a Volkswagen já mostrou algumas imagens oficiais do seu compacto. Exteriormente, destaca-se a maior sensação de largura transmitida pela secção dianteira. Para isso contribuem os novos grupos óticos, mais esguios, e as enormes entradas de ar no para-choques, pelo menos no esboço que a marca revelou. Os vincos laterais, os guarda-lamas pronunciados e a linha de tejadilho descendente são outros elementos que merecem destaque. Sem revolucionar, uma solução que agradará a muitos clientes fidelizados, a marca de Wolfsburg parece ter tentado dar um aspeto mais desportivo à carroçaria do seu familiar, apelando a potenciais compradores mais jovens.

Leia ainda: ID.3, o símbolo da revolução elétrica da Volkswagen

Relativamente ao interior, digitalização parece ser a palavra de ordem do “Golf mais tecnológico de sempre”. O novo painel de instrumentos digital é o centro das atenções da imagem que a marca divulgou. Ao meio, o grande ecrã tátil assume a função de central de comando dos inúmeros itens de equipamento de conforto e multimédia e do lado esquerdo surge um pequeno painel que parece substituir os habituais botões físicos. Comparativamente à geração atual, as alterações no habitáculo são bem mais significativas do que aquelas aplicadas no design exterior.

Motores para todos os gostos

Grandes novidades surgem debaixo do capot. A nova geração do carro mais vendido do mercado europeu não escapa à eletrificação. Uma tecnologia que se tem vindo a assumir como essencial para as marcas cumprirem com as normas de emissões. Nos planos da marca estão assim versões mild hybrid. Estas utilizam um circuito elétrico secundário de 48 Volts associado aos motores 1,0 e 1,5, a gasolina. Segundo a Volkswagen, a poupança poderá atingir os 0,4 lt/100 km.

Apesar de toda a polémica causada pelo escândalo Dieselgate, a aposta nos motores a gasóleo manter-se-á na gama. Está prevista a introdução de um novo motor 1.5 TDI. Versões a gás natural são também uma opção para o cliente, assim como um Golf GTE, versão plug-in com autonomia elétrica de cerca de 80 quilómetros. As versões desportivas, GTI e R, terão potências na ordem dos 250 e 350 cavalos, respetivamente.

Uma versão 100% elétrica do futuro Golf não está na agenda. Isto porque o primeiro modelo da nova família de elétricos, o ID.3, ocupará essa posição na oferta da Volkswagen.

Percorra a galeria e veja as imagens do novo Golf divulgadas pela Volkswagen.

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