Artigo de Equipa Automundo
24-12-2020

A Jaguar celebra o 60.º aniversário do desportivo E-Type em 2021 com o lançamento de uma nova edição limitada de um modelo F-TYPE Heritage 60 Edition com o motor V8 Supercharged de 575 CV. Serão comercializadas apenas 60 unidades destes veículos desportivos com tração integral em todo o mundo, todos com acabamentos manuais realizados pelos especialistas em personalização da SV Bespoke. Esta especificação comemorativa especialmente selecionada inclui a cor sólida Sherwood Green, uma cor original do E-Type que a Jaguar não incluía em nenhum novo modelo desde a década de 60, em complemento a um revestimento interior em couro de dois tons Caraway e Ebony Windsor, uma combinação que não será disponibilizada no F-TYPE.

Jaguar F-Type Heritage 60 Edition presta homenagem às bodas de diamante do lendário E-Type

Leia ainda: Os 20 carros mais caros de sempre vendidos em leilão

O novo modelo de edição limitada incorpora também um acabamento exclusivo da consola em alumínio inspirado na moldura do espelho retrovisor do E-Type, o logótipo do 60.º aniversário do E-Type em relevo nos encostos de cabeça dos bancos leves Performance, e o logótipo comemorativo do E-Type 60 partilhado com os veículos E-Type 60 Collection de edição limitada que a Jaguar Classic anunciou no início do ano. As proteções das embaladeiras comemorativas, a placa exclusiva SV Bespoke e os tapetes com rebordos Caraway dão o toque final. O veículo F-TYPE Heritage 60 Edition já se encontra disponível nas carroçarias Coupé e Convertible, com jantes em liga leve forjadas exclusivas de 20 polegadas e em Gloss Black Diamond Turned, toques exteriores em Chrome e pinças de travão Black.

A aceleração de 0 a 100 km/h demora apenas 3,7 segundos

O novo F-TYPE R, lançado em dezembro de 2019, que é a base do novo F-TYPE Heritage 60 Edition, é disponibilizado num modelo exclusivo de tração integral e integra amortecedores, barras estabilizadoras e suspensão traseira atualizados para melhorar a experiência de condução. A potência é desenvolvida pelo motor V8 Supercharged de 575 CV da Jaguar, que disponibiliza um binário de 700 Nm e uma performance extraordinária em todas as condições. A aceleração de 0 a 100 km/h demora apenas 3,7 segundos, enquanto a velocidade máxima está eletronicamente limitada a 300 km/h.

Não perca: Este Bugatti EB110 SS é o único em amarelo com interior em vermelho

O F-TYPE proporciona também uma grande variedade de tecnologias avançadas centradas no condutor, que incluem um painel TFT de 12,3 polegadas personalizável de alta definição, o sistema de informação e entretenimento Touch Pro e o Smartphone Pack com Apple CarPlay de série. Para o 60.º aniversário do seu icónico veículo desportivo, a Jaguar Classic irá produzir seis pares de modelos restaurados de edição limitada dos E-Type de 3,8 litros dos anos 60 para prestar homenagem a dois dos exemplos mais famosos: O “9600 HP” e o “77 RW”, conhecidos como a coleção E-Type 60.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados