Artigo de João Isaac
16-08-2019

A Opel lançou o Corsa em 1982 depois da subida de gama do Kadett, o histórico modelo cujo crescimento criou a oportunidade para introduzir um novo modelo utilitário. Assim, surge a primeira geração do Corsa com apenas 3,62 metros de comprimento.

O modelo, desenhado por Erhard Schnell, foi criado para apelar especialmente a clientes masculinos. O topo de gama, GSI, utiliza um motor com 100 cavalos e a opção Diesel surge na mesma altura. Depois das versões de três e quatro portas, surge posteriormente, em 1985, a carroçaria de cinco portas que rapidamente se assumiu como um sucesso. A primeira geração, o Corsa A, vendeu mais de 3,1 milhões de unidades.

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Em 1993 surge o Corsa B, maior e mais espaçoso. Exteriormente, a Opel decidiu apostar num design mais apelativo para o sexo feminino. Isto depois de se aperceber que uma fatia considerável dos clientes Corsa são mulheres. A segunda geração inova com sistemas como os travões ABS e os airbags frontais. Surgem, igualmente, os motores a gasolina com injeção e a versão Diesel com turbocompressor. Venderam-se mais de 4 milhões de unidades.

Compacto, mas cada vez maior

Para a terceira geração, lançada em 2000, a marca alemã recorreu, uma vez mais, a Hideo Kodama, designer do Corsa B. O utilitário voltou a crescer, quer em comprimento total, quer na distância entre eixos. A carroçaria passou a ser construída integralmente em aço galvanizado e todos os motores da gama passaram a cumprir a norma Euro 4. Depois de seis anos no mercado, venderam-se cerca de 2,5 milhões de Corsa C.

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De 2006 a 2014, o Corsa D destacou-se por separar os estilos das carroçarias de três e cinco portas. O comprimento mantém-se abaixo dos quatro metros mas a habitabilidade é um dos seus trunfos, especialmente na versão de cinco portas. O Corsa de três portas assume-se como uma proposta mais desportiva. Passa a estar disponível a tecnologia de Start/Stop e o motor 1.3 CDTI consome apenas 3,3 lt/100 km em ciclo misto. Em oito anos de serviço, vendeu 2,8 milhões de unidades.

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A quinta geração vendeu, até ao momento, cerca de 1,2 milhões de unidades. O Corsa E é produzido nas fábricas de Eisenach e Saragoça e tal como a geração que substituiu, está disponível em duas versões de carroçaria. É igualmente o primeiro Corsa a exceder os quatro metros de comprimento. A oferta de equipamento cresceu graças a elementos como o ar condicionado automático e a câmara dianteira com reconhecimento de sinais de trânsito. O topo de gama OPC tem um motor com 207 cavalos e surge novamente o Corsa GSI com motor 1.4 de 150 cavalos.

Sexta geração introduz versão elétrica

O novo Corsa tem a particularidade de incluir pela primeira vez na gama uma versão totalmente elétrica. A Opel aposta, igualmente, numa vasta oferta de equipamento. Destacam-se elementos inéditos como os faróis de matriz LED, o alerta de colisão dianteira com travagem automática e o cruise control adaptativo.

A nova geração do utilitário alemão promete destacar-se pelo seu comportamento dinâmico. Mais leve e com centro de gravidade mais baixo, o Corsa está, segundo a Opel, mais direto e divertido. Em Portugal vão estar disponíveis três níveis de equipamento e quatro motores, quer a gasolina, quer Diesel. Os preços iniciam-se nos 15 510 euros. O Corsa elétrico tem uma autonomia de 330 quilómetros (WLTP) e custa 29 990 euros. As primeiras unidades com motores térmicos chegam em novembro.

Percorra a galeria e veja as fotos das várias gerações do Opel Corsa.

Fotos: Opel

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