Artigo de Equipa Automundo
12-10-2020

Especialmente atraente e compacto por fora, muito espaçoso e versátil por dentro, com o visual dinâmico de um SUV. Este é o novo Opel Crossland, o segundo modelo a adotar o novo e inconfundível “rosto” da marca – o Opel Vizor –, depois da revelação, há poucas semanas, no novo Opel Mokka. Tal como o Mokka, o novo Opel Crossland dispensa o ‘X’ no seu nome. Além do ‘design’, a Opel focou-se no desenvolvimento adicional do chassis e da direção, acrescentando ainda ao modelo um nível de equipamento GS Line, bem como o sistema de controlo de tração adaptativo IntelliGrip.

Os grupos óticos escurecidos reforçam a assinatura luminosa em forma de asa

Integrando organicamente a grelha e os faróis, o Opel Vizor do novo Crossland estende-se num elemento único, abrangendo toda a largura do automóvel e sintetizando toda a secção dianteira com uma reduzida quantidade de elementos. O lendário símbolo da marca, representativo de um ‘relâmpago’, surge orgulhosamente colocado ao centro. Ao longo de toda a presente década, o Vizor irá tornar-se na “marca registada” de todos os modelos da Opel, em linha com o conceito de agregação de mais tecnologias de topo. Na traseira, os grupos óticos escurecidos reforçam a assinatura luminosa em forma de asa, que a Opel tem vindo a utilizar nos últimos anos, enquanto a nova coloração em preto brilhante da superfície do portão traseiro (disponível em combinação com o tejadilho preto), confere ao novo Crossland uma aparência mais larga.

Leia ainda: Seat Leon Cupra R ST, a carrinha que nunca vai ver no retrovisor

Igualmente novas são as placas de proteção inferior dianteiras e traseiras (em cor prata na versão de equipamento Ultimate), os faróis de nevoeiro dianteiros em LED (com inserções cromadas nas versões Ultimate e Elegance) e a moldura de portas cromada nas versões Ultimate, para além de jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas. As primeiras estão disponíveis em prata, preto brilhante bicolor ou preto brilhante; as segundas em preto brilhante bicolor ou preto brilhante simples.

Os entusiastas do “look” desportivo podem contar com a versão Crossland GS Line+. Este novo nível de equipamento inclui jantes de liga leve de 17 polegadas em preto, tejadilho preto e frisos em vermelho, bancos ergonómicos certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.) para condutor e passageiro dianteiro, luzes traseiras LED e barras de tejadilho, fazendo com que o SUV da Opel se destaque facilmente da concorrência.

Os entusiastas do “look” desportivo podem contar com a versão Crossland GS Line+

O espaço e os bancos dianteiros ergonómicos AGR do Crossland tornam as viagens longas ainda mais confortáveis. Este SUV oferece ainda um elevado nível de versatilidade graças aos bancos traseiros deslizantes e reclináveis individualmente. Os bancos oferecem rebatimento assimétrico 60/40 e deslizam longitudinalmente até 150 milímetros, aumentando, em segundos, o espaço na bagageira de 410 para 520 litros. O rebatimento total dos bancos traseiros aumenta a capacidade da bagageira para 1255 litros.

Veja também: Volkswagen T-Cross, muito mais do que apenas um novo SUV

Para esta nova série Crossland, os engenheiros da Opel em Rüsselsheim desenvolveram novas molas e amortecedores para a suspensão dianteira, do tipo McPherson, e barras de torção para o eixo traseiro. Em combinação com o novo veio intermédio da coluna de direção, que melhora a precisão da direção e a sensação de centragem, o chassis do novo Crossland oferece um excelente equilíbrio entre conforto e agilidade.

Condutores e passageiros desfrutam de total conetividade e entretenimento

Condutores e passageiros desfrutam de total conetividade e entretenimento graças à gama de sistemas de infoentretenimento, que compreende os sistemas de Rádio BT, de Rádio Multimédia e de Multimédia Navi Pro, tecnologia topo de gama com ecrã tátil policromático de oito polegadas. As unidades Multimédia são também compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto.

Os smartphones compatíveis podem ser carregados por indução (sem fios). Além disso, o Crossland oferece, em opção, o serviço OpelConnect. A navegação LIVE1 com informações de trânsito em tempo real e preços dos combustíveis atualizados, além de uma ligação direta ao serviço de assistência em caso de avaria e chamadas de emergência, torna as viagens ainda mais tranquilas.  A Opel dará início, em breve, à abertura de encomendas para o novo Crossland, que chegará aos seus concessionários no início de 2021.

Percorra a galeria e veja mais fotos no novo Opel Crossland.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados