Artigo de Equipa Automundo
28-04-2021

O Seat Arona tem sido um imenso sucesso desde o seu lançamento em 2017, com a venda de mais de 350.000 unidades, estabelecendo-se como um pilar-chave na gama do construtor. Agora, o Seat Arona está pronto para dar continuidade à sua história de sucesso. Uma nova atitude, mais forte, robusta, fiável e segura num visual mais imponente é apenas o início. O SUV urbano também passou por uma transformação no habitáculo. Novos níveis de conectividade e de assistência à condução estão também integrados no novo Arona.

Leia ainda: Novo Renault Clio, a enorme responsabilidade de renovar um best seller

Num mundo cada vez mais digitalizado, o Arona está pronto para receber a bordo a vida digital dos seus clientes de forma perfeitamente intuitiva, acrescentando um enorme leque de funcionalidades num interior que passou por uma revolução em termos de design, reforçado com uma muito maior sensação de qualidade no espaço interior através da sua nova linguagem de design. Acrescente-se a isto a aplicação de tecnologia de iluminação no ambiente a bordo e a utilização dos mais recentes sistemas de infotenimento, o que reforça amplamente a linguagem de renovação e de perceção da personalidade do automóvel.

Veja também: Toyota Camry, o regresso de um ícone em versão híbrida

Por baixo do capot, cinco unidades de propulsão disponíveis, entre 90CV e 150CV, a gasolina (TSI) e a gás natural comprimido (GNC) associados a transmissões manuais ou à DSG de dupla embraiagem. Com o novo sistema de assistência à condução, que faz das ações ao volante do SUV urbano momentos mais descontraídos, em qualquer cenário, o Arona mostra-se pronto para qualquer desafio a que seja posto à prova. Desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell, o novo Seat entrará em produção no último trimestre do ano.

Design exterior evolui para um caráter mais robusto

O design exterior evolui para um caráter mais robusto que concede uma espécie de segunda personalidade ao SUV urbano: a estética renovada acrescenta mais robustez, sensação de segurança e perceção visual de todo-o-terreno através do novo nível de equipamento Xperience. Recebe de série tecnologia 100% LED, garantindo melhor visibilidade com menor consumo de energia. O novo modelo recebe um visual mais imponente; frente atualizada com para-choques redesenhados incluindo novas luzes de nevoeiro – destacando a aparência todo-o-terreno -, novo spoiler e difusor traseiros realçam a renovada robustez estética, enquanto a escolha de jantes de liga com novos designs e a designação do modelo aplicada em estilo manuscrito na traseira, juntamente com o novo logo da marca em acabamento cromado de dois tons, rematam o visual revisto.

Por dentro, a revolução do design gera uma nova sensação no habitáculo. Tablier com revestimento suave e sistemas de infotenimento maiores e flutuantes – agora colocados em posição mais elevada para uma melhor ergonomia – bem como um novo volante ergonómico multifunções em Nappa – a nova linguagem de design renovou o habitáculo acrescentando-lhe uma nova camada de personalidade. O caráter reforça-se ainda mais com a aplicação de tecnologia de iluminação para abrilhantar o renovado design das grelhas de ventilação.

O mais seguro de sempre

O Seat Arona está completamente conectado com conectividade interna e externa: inclui sistema Full Link sem fios para uso das plataformas Android Auto e CarPlay a bordo; a conectividade exterior é ampliada com o SEAT CONNECT. Os utilizadores podem interagir com os novos sistemas de infotainment de 8.25” ou 9.2’’ usando linguagem natural a partir da frase que desperta o sistema: “Hola Hola”. Os novos Sistemas de Assistência à Condução, como o Assistente de Viagem, permitem condução semiautónoma a qualquer velocidade. Com o Assistente de Faixa de Rodagem, Assistente Lateral, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Máximos, o Arona fica equipado com os mais recentes sistemas de segurança. Sem esquecer, ainda, o Assistente de Estacionamento, que estaciona o automóvel automaticamente sem qualquer esforço.

Design exterior

O design exterior do rona está delineado e reconfigurado para transmitir um ainda maior caráter de todo-o-terreno, conferindo-lhe uma aparência mais robusta e uma maior perceção de segurança. De frente, a já de si característica face tridimensional, sobressai ainda mais com o relevo das grelhas estampadas a quente – com ligeiras diferenças para cada nível de equipamento: Reference, Style, Xperience, (que substitui o Xcellence), e FR, enquanto o spoiler dianteiro em cinza reflex remata o visual.

As luzes exteriores de qualquer veículo são a janela da sua alma. A mudança do SEAT Arona para tecnologia 100% LED de série – Eco-LEDs com a opção de Full LEDs – reforça os detalhes do design dianteiro, oferecendo, simultaneamente, melhor visibilidade com menor consumo de energia. A frente do Seat Arona Xperience pode ser ainda mais marcante com a aplicação de novas luzes de nevoeiro reposicionadas – disponíveis em opção – que destaca o caráter SUV. O cliente pode escolher entre duas frentes diferentes no automóvel.

Leia ainda: Seat Tarraco, um SUV que é grande no tamanho e em qualidades

O perfil sobressai com a chegada de três novos designs de jantes; opções de um novo design na medida de 17” e dois em 18”, todos acompanhados por uma palete de 10 cores exteriores que inclui três novas escolhas: Verde Camouflage, Azul Asphalt e Azul Sapphire. Aos clientes que pretendam uma ainda maior personalização, o Arona permite a escolha entre três tonalidades do tejadilho: Preto Midnight, Cinzento Magnetic e o novo Branco Candy.

Na secção traseira, o renovado, jovem, funcional e emocionante design é destacado pela introdução de um novo spoiler e difusor. E há ainda um toque final com o nome do modelo em relevo manuscrito – um detalhe dos veículos da marca que faz agora também parte do Arona. Por último, o novo logo SEAT com acabamento cromado de duas tonalidades – mate na superfície frontal e brilhante no perfil – colocado à frente e atrás, num toque de estilo diferenciador ao automóvel.

Design interior

O interior foi revolucionado, com ideias que apontam numa nova direção. A precisão técnica das linhas mantém a sensação de espaço de forma proporcional, mas o aspeto e o toque das superfícies foram repensados e melhorados na qualidade apercebida. A introdução de novos materiais, tecnologias digitais e de conectividade e de sistemas de iluminação, desenvolvem o seu caráter. O novo sistema de infotainment com ecrã flutuante em posição central destaca-se claramente neste novo visual interior. O ecrã, em média, aumentou 20% em comparação com o seu antecessor – o ecrã fornecido de série tem agora 8.25”, enquanto o opcional chega às 9.2 polegadas. Adicionalmente, a sua posição mais elevada no habitáculo – na linha de visão do condutor – melhora a ergonomia, a segurança e a facilidade de utilização. Acrescente-se, por último, o Digital Cockpit com 10.25” e ficamos com o interior do Arona completamente digital. O habitáculo ganha sentido de espaço e de conforto.

Veja também: Renault Megane RS Trophy, o destruidor de curvas

Foram feitas melhorias na montagem, nos acabamentos e na qualidade a todos os níveis; com visível destaque para o novo tablier de toque suave, que casa com o novo volante multifunções em Nappa (disponível opcionalmente no nível de equipamento Style, e de série nos Xperience e FR) garantindo um acréscimo notável de refinamento. Os novos revestimentos também enriquecem o espaço interior para um novo patamar. O recurso à tecnologia de iluminação acrescenta personalidade ao interior do SEAT Arona. O lugar do condutor e do passageiro são servidos por novas e redesenhadas grelhas de ventilação contornadas por luzes LED – para o FR e Xperience-, com diferença de cores consoante o nível de equipamento escolhido – Vermelho Daring para o FR, Verde Aran para o Xperience e Mel para os níveis de equipamento Style e Reference. Este ambiente articula melhor o habitáculo com o utilizador.

Os passageiros traseiros beneficiam agora de mais elementos de conveniência, com as variantes Xperience e FR a incluírem luzes de cortesia atrás. É um pequeno detalhe que faz muita diferença. A capacidade total da bagageira mantém os 400 litros, com a zona de carga a oferecer muito mais sentido prático do que simples volume livre. Um piso duplo torna esta área ainda mais versátil, enquanto os olhais metálicos permitem a utilização de uma rede para manter as compras no lugar.

Conectividade reforçada

A digitalização tem ganho uma arrebatadora prioridade no quotidiano e o Arona acompanha de perto a realidade, estando agora completamente conectado com conectividade a bordo (com base em funcionalidades e serviços online; Full Link com capacidade de acesso ao Android Auto e ao CarPlay sem utilização de fios) e conectividade exterior através do Seat Connect.

Com a integração do sistema Full Link sem fios, os clientes podem acompanhar as suas vidas digitais em qualquer tipo de dispositivo que utilizem, seja através da plataforma Apple CarPlay como da Android Auto. Fica mais fácil aceder à lista de contactos, à música ou ao sistema de mapeamento, com um controlo intuitivo e seguro de forma a não distrair o condutor da estrada, que pode aceder às funções através do sistema de infotainment ou dos comandos no volante. O sistema de infotainment proporciona uma experiência ainda mais envolvente através dos conteúdos online, disponíveis com o toque de um botão – ou comando de voz – seja para informação de trânsito, estacionamento, estações de serviço ou rádio por internet.

Segurança e conveniência

O novo modelo da Seat encerra uma larga gama de novos sistemas de ajuda à condução, tornando-o mais seguro do que nunca. Desenvolvido sobre a plataforma de sistemas já em aplicação, como o Cruise Control Adaptativo (ACC), Front Assist e Reconhecimento de Cansaço, o renovado modelo combina agora alguns dos mais sofisticados sistemas de assistência à condução. O Assistente de Viagem proporciona condução semiautónoma a qualquer velocidade, assegurando que o veículo mantém a velocidade ao ritmo do tráfego. Junte-se a isso o Assistente de Faixa de Rodagem, que mantém o veículo centrado na faixa de rodagem, e o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, para que o automóvel assuma o limite de velocidade a cada momento, e o SEAT Arona torna-se um veículo ainda mais seguro na estrada.

E não acaba aqui. Com a renovação deste modelo chegam também as vantagens do melhorado Assistente Lateral que anula o constrangimento da mudança de faixa. Sistemas de radar apontados para a frente e para trás monitorizam em permanência os ângulos mortos de visão em até 70 metros, avisando o condutor da presença de qualquer veículo caso este pretenda mudar de faixa, por exemplo. O Assistente de Máximos também foi incluído na lista de equipamento de tecnologia avançada do modelo. Quando a luz diurna desvanece, o sistema deteta os veículos à frente do Arona, comutando as luzes entre o foco de máximos e as luzes de cruzamento, vulgo médios, sempre que necessário.

Grupos motopropulsores

Por baixo do capot, o novo Seat Arona disponibilizará cinco plataformas motrizes diferentes: quatro blocos a gasolina (TSI) com potências entre 95CV (70kW) e 150CV (110kW), acompanhados pela unidade a GNC com 90CV (66kW), associados a transmissões manuais ou de dupla embraiagem DSG. Todos os motores a gasolina contam com turbo e tecnologia de injeção direta, com a opção de três 1.0 EcoTSI disponíveis e de um maior 1.5 EcoTSI. O motor 1.0 TSI 95CV (70kW), associado à caixa manual de cinco velocidades desenvolve 175Nm de binário. O motor de três cilindros mais potente desenvolve 110CV (81kW) /200Nm e está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou à transmissão DSG de dupla embraiagem com sete velocidades.

A opção mais potente da gama assenta nos quatro cilindros 1.5 EcoTSI. Com um débito de 150CV (110kW) /250Nm, desenvolve estes elevados valores com bom equilíbrio de eficiência. Adicionalmente à oferta da gama a gasolina, o novo Arona também dispõe de uma versão GNC, o 1.0 TGI 90CV (66kW) com caixa manual de seis velocidades e 160Nm de binário. Um veículo a GNC reduz as emissões de CO2 em cerca de 25% comparativamente a um veículo a gasolina com performance equivalente. A par dos benefícios ecológicos e fiscais, a tecnologia TGI também permite custos excecionalmente baixos por cada quilómetro percorrido, em até 50% menos do que num modelo equivalente a gasolina e de 30% mais baixos face ao diesel.

A Seat está também envolvida no desenvolvimento e disponibilidade do biometano renovado, que neutraliza as emissões de CO2 geradas com a utilização do veículo. O metano de elevada qualidade é obtido através do desperdício dos resíduos orgânicos e também pode ser adicionado ao gás natural convencional ou na sua substituição integral. O biometano combina a mobilidade amiga do ambiente com a economia circular e reduz o impacto de CO2 emitido por este motor ao longo do seu ciclo de vida.

Percorra a galeria e veja mais fotos do novo Seat Arona.

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados