Artigo de João Isaac
29-10-2019

A Skoda prepara-se para a revelação mundial do seu novo Octavia. A quarta geração do familiar checo será apresentada no mesmo ano em que o modelo celebra o seu 60º aniversário. Mais comprido e largo, o novo Octavia promete destacar-se pela habitabilidade de referência, assim como pelo espaço para bagagens. A carroçaria break dispõe de 640 litros de capacidade e o hatchback de 600 litros.

Leia ainda: Ariel Nomad elétrico é a mais recente criação da BorgWarner

Por dentro é igualmente novidade o heads up display, uma tecnologia que faz parte do equipamento de um Skoda pela primeira vez. O painel de instrumentos digital, Virtual Cockpit, tem 10 polegadas e possibilita ao condutor selecionar até quatro layouts diferentes. O habitáculo foi totalmente redesenhado e os bancos dianteiros podem também dispor de função de massagem. Outro opcional disponível é o Climatronic de três zonas, bem como o sistema de som da Canton.

Da gama de motores fazem parte os já conhecidos propulsores TSI e TDI, aos que se juntarão variantes híbridas plug-in. A tecnologia mild hybrid marca igualmente presença nas versões 1.0 TSI de 110 cavalos e 1.5 TSI de 150 cavalos quando associadas à transmissão DSG. Está ainda disponível o motor 2.0 TSI de 190 cavalos, exclusivamente associado à tração integral e à caixa de dupla embraiagem. Esta deixa de contar com o habitual manípulo no centro da consola. Graças à tecnologia shift-by-wire, sem qualquer ligação mecânica, a seleção dos modos D, R, N e P é feita através de botões.

Octavia, um nome com 60 anos

O Octavia iV será o plug-in da gama e vai estar disponível em dois níveis de potência. Quer com 204, quer com 245 cavalos, o Octavia iV conta sempre com o motor 1.4 TSI e com um outro elétrico a trabalharem em conjunto com a caixa DSG, aqui com 6 relações. Do lado da oferta Diesel, o motor 2.0 TDI vai oferecer três patamares de potência: 115, 150 ou 200 cavalos. As duas versões mais potentes podem dispor de tração integral.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O Octavia celebrou 60 anos de vida no passado mês de janeiro de 2019. Desde o seu lançamento em 1959, a Skoda já produziu mais de 6,5 milhões de unidades. Nos últimos anos, a terceira geração foi responsável por quase um terço das vendas totais da marca. A carroçaria break é uma das grandes responsáveis por este sucesso, sendo o modelo station wagon mais vendido na Europa. Assim, a Skoda vai apresentar primeiro esta variante, seguindo-se o cinco portas, algumas semanas depois. A revelação está marcada para o próximo dia 11 de novembro de 2019 em Praga. As versões Scout e vRS chegarão à gama em 2020.

Fotos: Skoda

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados