Novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico já disponível em Portugal
A Volvo Car Portugal anuncia a chegada do seu primeiro 100% elétrico ao mercado nacional.
O novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico debita 408cv. e garante uma autonomia de 418km (WLTP). Leva 4,9 segundos até aos 100km/h e carrega cerca de 80% da carga total da sua bateria em apenas 40 minutos (carregamento rápido CC até 150kW em condições ideais). O novo modelo apresenta duas versões, ambas com excelente equipamento de série e com um conjunto de ofertas e propostas que simplificam a utilização e a mobilidade. Os preços iniciam-se nos 57.150,74€ (versão standard Twin Plus) ou 61.106,42€ (versão Twin Pro).
Veja também: Volkswagen T-Cross, muito mais do que apenas um novo SUV
Volvo XC40 Recharge 100% elétrico apresenta-se com equipamento de série muito completo
O automóvel apresenta-se com equipamento de série muito completo, sendo de destacar as ofertas ao nível da Segurança e da Conectividade, nomeadamente: Segurança: Slippery Road Alert, Lane Keeping Aid, City Safety, Blind Spot Information System, Hill Start Assist, Hill Descent Control. Conectividade: Google Assistant, Display touchscreen de 9”, Carregamento de smartphone por indução, Volvo On Call. Fazendo jus à tradição da marca, este será também um dos modelos mais seguros do mercado, apesar dos possíveis desafios que se apresentam devido à ausência de um motor de combustão interno tradicional. O novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico foi construído com base nos excelentes níveis de segurança do XC40 original. No entanto, a estrutura frontal foi redesenhada e reforçada para se confrontar com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo. Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é agora protegida por uma safety cage integrada na estrutura do automóvel.
A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade para melhor proteção em relação a capotamentos. Na retaguarda, a estrutura do automóvel foi também reforçada. A motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine. Em termos de sistemas de segurança ativa, este modelo também apresenta novidades. É o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer. Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução de tecnologia para a condução autónoma.
XC40 Recharge mantém todas as características do modelo
Ao mesmo tempo, o XC40 Recharge mantém todas as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso na história recente da marca sueca. Elegância e design escandinavo de simplicidade e estilo combinados com irrepreensível utilidade e funcionalidade. “As raízes do design escandinavo são baseadas na clareza visual e na redução dos elementos. O XC40 é um excelente exemplo disso. O seu design arrojado é instantaneamente reconhecido e agora está ainda mais moderno na sua versão elétrica. Sem a necessidade de incluir uma grelha frontal, fomos capazes de criar uma frente ainda mais limpa e moderna enquanto a ausência de tubos de escape faz o mesmo na retaguarda. Este será o caminho que iremos seguir à medida que avançamos cada vez mais na eletrificação da gama.” Robin Page – Head of Design – Volvo Cars.
O condutor irá encontrar uma interface totalmente nova
No interior do habitáculo, o condutor irá encontrar uma interface totalmente nova e completamente desenhada para modelos elétricos onde se inclui informação relevante como o estado da bateria. O pack de design interior desportivo inclui detalhes de estilo bem como tapetes feitos em material reciclável. Este novo automóvel, cujo primeiro preview ocorreu em 2016, com a apresentação do Concept 40.1 é também um exemplo da capacidade de engenharia da Volvo. Tem como base a plataforma CMA – Compact. Modular Architecture, que foi desenhada tendo em mente a eletrificação, onde o pack de baterias é integrado no solo do automóvel sem afetar o espaço interior. Isto significa que a funcionalidade, o espaço de bagagem e a arrumação interior, que tanto sucesso fizeram na apresentação do Volvo XC40 são características principais deste novo automóvel. De realçar o espaço nas portas e debaixo dos assentos, o gancho para transporte de sacos e a caixa de lixo amovível no espaço central.
Único no novo XC40 Recharge é um espaço de carga especial localizado na frente do veículo. Com cerca de 30 litros de capacidade este é um espaço proporcionado pelo motor elétrico que necessita de menos espaço que um motor a combustão tradicional. Ao mesmo tempo, o XC40 Recharge mantém todas as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso na história recente da marca sueca. Elegância e design escandinavo de simplicidade e estilo combinados com irrepreensível utilidade e funcionalidade.
Leia ainda: Volvo S90 T8 PHEV, a performance que sabe ser eficiente
Uma grelha frontal na cor da carroçaria cria um design distinto e único neste novo modelo uma vez que agora já não é necessária uma grelha com função de refrigeração. Esta nova grelha permite o armazenamento dos sensores do novo Sistema ADAS – Advanced Driver Assistance Systems Disponível em oito cores exteriores, onde se inclui a nova opção Sage Green Metallic, permite uma vasta personalização, sendo de série o teto em preto. Com a introdução do Novo XC40 Recharge 100% elétrico, a Volvo Cars redesenhou o Sistema de Infotainment. Powered by Android, este novo Sistema de Infotainment oferece uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva e novos serviços e tecnologia Google. A Volvo Cars foi a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um Sistema de Infotainment powered by Android, onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store. As duas empresas têm sido parceiras ao longo dos últimos anos.
Design distinto e único neste novo modelo
O novo sistema oferece uma integração completa com o Android Automotive OS, com atualizações em tempo real como Google Maps, Google Assistant e outras apps do sector automóvel. O XC40 Recharge 100% Elétrico é o primeiro modelo da marca que recebe atualização aérea do seu sistema operativo, colocando a Volvo Cars na vanguarda dos serviços conectados dentro do sector automóvel. Este novo modelo irá continuar a evoluir e a melhor ao longo do tempo com a aprendizagem que irá ser feita.
“Estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiência que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de atualizações, desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão atualizado como outros produtos digitais.” Henrik Green – Chief Technology Officer – Volvo Cars. A Volvo Cars está a caminhar diariamente para se tornar líder no segmento de automóveis elétricos premium e anunciou recentemente que ambiciona ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos até 2030. Até lá, a Volvo Cars irá, de forma gradual, remover da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos. Com efeito, em 2030, cada novo automóvel Volvo Cars vendido, deverá ser exclusivamente elétrico.