Artigo de João Isaac
16-05-2019

Depois de ter revelado o concept Ami One, pensado para as cidades, a Citroën mostrou agora o 19_19. Esta é uma nova interpretação de um automóvel elétrico e autónomo mas, ao contrário do pequeno Ami One, foi pensado para a mobilidade extra urbana.

Leia também: Stelvio Quadrifoglio acelera em três icónicos circuitos

A condução autónoma é cada vez mais uma realidade e o 19_19 é disso um bom exemplo. Em ambiente de autoestrada ou durante os congestionamentos urbanos, o concept da Citroën consegue gerir e adaptar-se ao tráfego. Ainda no que diz respeito a tecnologia, dispõe também de um assistente pessoal. Graças à inteligência artificial, o sistema consegue interagir com os passageiros através do reconhecimento vocal.

Veja o vídeo:

Exteriormente, a aerodinâmica foi uma das prioridades da marca ao desenhar este novo concept. Apesar disso, a marca não esquece as suas origens, apostando num design verdadeiramente arrojado e diferenciador. Como é hábito na Citroën, também ao conforto foi dada especial atenção. Apesar das jantes de 30 polegadas, o 19_19 promete um conforto de rolamento ímpar. A principal responsável é a suspensão com batentes hidráulicos, uma versão aprimorada do sistema do C5 Aircross.

Performance aliada a eficiência

O 19_19 Concept utiliza dois motores elétricos e dispõe de tração integral. A potência elétrica combinada é de 462 cavalos e o binário atinge os 800 Nm. Estes números são suficientes para uma aceleração até aos 100 km/h em cerca de 5 segundos e para uma velocidade máxima de 200 km/h.

Mais do que pela performance, o 19_19 impressiona pela eficiência declarada pela Citroën. Equipado com um pack de baterias com 100 kWh de capacidade, promete uma autonomia de cerca de 800 quilómetros (WLTP). Recorrendo a um posto de carregamento rápido, consegue recuperar quase 600 quilómetros de autonomia em apenas 20 minutos. O pack de baterias pode também ser carregado por indução.

Percorra a galeria e veja as fotos do concept Citroën 19_19.

Fotos: Citroën

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados