Artigo de João Isaac
26-06-2019

O topo da oferta SUV da Audi recebe na gama o motor biturbo 4,0 lt TDI. Com 435 cavalos, este propulsor V8 é o Diesel mais potente à venda no mercado europeu. Mas se a potência do novo Audi SQ8 TDI impressiona, o binário de 900 Nm logo às 1250 rotações não fica atrás. Com estes números debaixo do capot, o SQ8 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

Performance e eficiência

Os seus dois turbos estão colocados no interior do V do motor, reduzindo assim a distância percorrida pelos gases e melhorando a resposta do motor. A sobrealimentação sequencial é, também, complementada por um compressor elétrico que assiste na admissão de ar. O compressor é alimentado pelo circuito elétrico de 48 Volts, o responsável pelo sistema mild hybrid do SQ8. Assim, consoante a situação de condução e a carga da bateria, o SQ8 pode inclusivamente desligar o motor até um máximo de 40 segundos. A economia de combustível pode chegar até aos 0,5 litros por cada 100 quilómetros percorridos.

Leia ainda: Hyundai Kauai híbrido junta-se à versão elétrica

Para além da tração integral quattro, o SQ8 TDI está também equipado com suspensão pneumática adaptativa. A altura ao solo é variável até um máximo de 90 milímetros. Através do Audi Drive Select estão igualmente disponíveis sete modos de condução. Em opção, pode estar equipado com quatro rodas direcionais, barras estabilizadoras ativas (alimentadas pelo circuito de 48V) e com um diferencial traseiro desportivo.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo Audi SQ8 TDI.

Fotos: Audi

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados