Artigo de Equipa Automundo
04-04-2022

O novo Opel Astra Sports Tourer é uma peça de design e, ao mesmo tempo, um sinónimo de versatilidade para a vida quotidiana. A nova geração do bestseller do segmento compacto é a primeira station wagon Opel a ser eletrificada e a primeira com a inconfundível identidade de marca Opel Vizor. Para além disso, a desportiva station wagon de Rüsselsheim estará disponível, em opção, numa elegante pintura de duas cores. Tal como o modelo de cinco portas que em breve fará a sua estreia nos Concessionários Opel, o interior do novo Sports Tourer é também um salto em frente em todos os aspetos.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Pela primeira vez, os condutores terão à sua frente o cockpit Pure Panel totalmente digital, a nova geração da Interface Homem-Máquina (HMI) totalmente conectada e com funcionamento intuitivo. Utilizando a integrada Plataforma de Cockpit Snapdragon® da Qualcomm Technologies, o cockpit Pure Panel apresenta gráficos melhorados, multimédia, visão computacional e capacidades de inteligência artificial (IA) para fornecer um sistema mais integrado, contextualmente consciente e constantemente adaptável que evolui para as preferências dos seus passageiros. “Com o seu ‘design’ arrojado e puro, por dentro e por fora, o nosso novo Astra Sports Tourer faz uma afirmação real: preciso, de alta qualidade e, ao mesmo tempo, extremamente prático. Cada linha e cada detalhe foram meticulosamente concebidos. Isto transforma o nosso recém-chegado modelo numa ‘station wagon’ desportiva e elegante que desperta emoções”, diz o Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams.

Opel Vizor e pintura a dois tons apuram o visual

Tal como o seu irmão de cinco portas, o novo Opel Astra Sports Tourer tem uma postura sólida e ampla. As linhas gerais realçam o seu aspeto desportivo e alongado. Este inicia-se com a característica nova identidade da marca. Especialmente desenvolvido para a mais recente geração do modelo da classe dos compactos, o Opel Vizor define a secção dianteira. Assumindo-se como o elemento central do design exterior, segue o Opel Compass onde os eixos verticais e horizontais – o acentuado vinco do capô e o design em forma de asa das luzes diurnas – se cruzam com o emblema do relâmpago da Opel, ao centro. Alongando-se por toda a secção dianteira, fazendo o novo Astra parecer ainda mais largo, o Vizor também integra, de uma forma harmoniosa, tecnologias como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED® e a câmara frontal de 360º do sistema Intelli-Vision.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

Visto de perfil, o Astra Sports Tourer tem um visual especialmente dinâmico. Os robustos guarda-lamas conferem à station wagon um aspeto musculado, mas puro e arrojado, enfatizando a sua postura decidida sobre a estrada. A pronunciada inclinação para a frente dos largos pilares traseiros acentua ainda mais a postura “pronta a atacar” do Sports Tourer. Na traseira, o Opel Compass é repetido pelo Blitz colocado em posição central, pelas luzes de travão verticalmente alinhadas, bem como pelas ultrafinas luzes traseiras LED disponíveis em todos os modelos Astra.

Um herói emocional para o quotidiano

Desperta emoções vivas ao mesmo tempo que oferece uma grande praticidade aos clientes – o novo Astra Sports Tourer foi concebido para combinar o melhor de ambos os mundos. O objetivo dos designers da nova geração era torná-lo num verdadeiro chamariz, enquanto, ao mesmo tempo – e como todos os seus antecessores – explorava plenamente a sua comprovada robustez e a sua aptidão para o uso quotidiano. Missão cumprida: com estatísticas vitais de 4.642 x 1.860 x 1.480 milímetros (comprimento x largura x altura) e uma altura de carga de cerca de 600 mm, o prático e novo Astra Sports Tourer reforça ainda mais a reputação de liderança da Opel no segmento das station wagon e exibe também o talento típico da marca para conceber uma configuração inteligente.

Leia ainda: Opel Corsa, o primeiro da era PSA é tão alemão quanto os anteriores

Para manter a soleira de carga baixa, a placa de matrícula, por exemplo, não está localizada no para-choques – ao contrário do modelo de cinco portas – mas na porta traseira. Isto facilita o carregamento do compartimento traseiro, completamente plano, com bagagem ou equipamento. E apesar da distância entre eixos consideravelmente maior de 2.732 mm (+70 mm), até 57 mm mais longa do que a do novo Astra de cinco portas, que beneficia o conforto do habitáculo para os passageiros, o novo Astra Sports Tourer é 60 mm mais curto do que o modelo anterior, graças a um vão dianteiro particularmente curto.

“Apesar das suas dimensões compactas, o novo Astra Sports Tourer parece quase tão comprido como um Insignia – embora seja muito mais curto. Conseguimos esta impressão visual utilizando linhas fluidas e elegantes, combinadas com uma execução distinta de dois tons no tejadilho, que está disponível pela primeira vez no segmento das ‘station wagon’ compactas”, diz Mark Adams. A opção de contraste de cores para o tejadilho e a carroçaria não é apenas uma novidade para o Astra Sports Tourer, esta inovação no segmento das station wagon compactas confere, igualmente, ao recém-chegado modelo um aspeto ainda mais elegante e alongado ao circular.

Pure Panel combina conectividade total com utilização intuitiva

O aspeto puro e arrojado, reduzido ao essencial, também ecoa no interior. O cockpit Pure Panel totalmente digital, orientado para o condutor, leva o cliente para um mundo completamente novo. A interface homem-máquina (HMI) oferece aos clientes uma experiência de funcionamento intuitiva. Este cockpit expansivo (totalmente em vidro, consoante a versão) apresenta dois ecrãs de 10 polegadas, integrados – em conjunto com a saída de ar lateral do condutor – num formato horizontal. “A superfície totalmente em vidro do ‘cockpit’ caracteriza o que eu designo por ‘Glass to Edge’, onde o vidro se estende até aos limites do Pure Panel. Isto cria um aspeto excecionalmente moderno e progressivo no habitáculo”, diz o Vice-Presidente de Design da Opel. E graças a uma camada em forma de obturador, que impede reflexos ascendentes no para-brisas, o design dispensa uma cobertura sobre os ecrãs encontrados na maioria dos restantes veículos.

“Detox to the max” é o princípio básico no qual assenta o design do habitáculo. Os designers e engenheiros da Opel tiveram o maior cuidado em assegurar que o condutor recebe todas as informações necessárias e funcionalidades úteis, mas que este não é sobrecarregado com informação ou funções supérfluas. Com os controlos físicos reduzidos ao mínimo sob a forma de botões delicadamente concebidos, o Pure Panel consegue o equilíbrio ideal entre digitalização e uma operação intuitiva, desintoxicado de estímulos visuais irritantes e sem a necessidade de recorrer a submenus. Nunca antes um Opel foi tão intuitivo e fácil de utilizar, assegurando uma concentração total na condução e no tráfego rodoviário.

Graças à Plataforma de Cockpit Snapdragon, o cockpit Pure Panel totalmente digital foi concebido para proporcionar experiências de inteligência artificial altamente intuitivas, apoiando a personalização do condutor e dos passageiros, assistência virtual no automóvel, controlo natural por voz, compreensão da linguagem e interfaces homem-máquina adaptáveis. Também não há necessidade de utilizar cabos no novo Astra Sports Tourer, uma vez que a nova geração de sistemas de infotainment multimédia pode ser conectada através de uma ligação sem fios – de série em todas as versões do modelo – ao Apple CarPlay e ao Android Auto recorrendo a smartphones compatíveis. Também aqui a máxima foi criar um design limpo, de alta tecnologia, totalmente funcional, que não parecesse frio e impessoal, mas que transmitisse uma sensação de segurança. A Opel abrirá em breve as encomendas do novo Astra Sports Tourer para que os clientes possam configurar o seu veículo.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados