Artigo de João Isaac
28-08-2019

O novo Opel Corsa está prestes a tomar um lugar de destaque no salão automóvel de Frankfurt. Para acompanhar o lançamento da sexta geração, a marca de Rüsselsheim decidiu colocar a seu lado um exemplar da primeira geração. Este Corsa GT de 1987 foi adquirido no Porto pela Opel Classic.

Leia ainda: Novo Mercedes-AMG GLE 53 Coupé adere à moda híbrida

A Opel admite que não foi fácil encontrar um Corsa GT da primeira geração em bom estado de conservação. Assim, a Opel Classic veio até Portugal procurar, uma vez que foi um dos países onde esta versão desportiva gozou de maior sucesso. A marca alemã conseguiu encontrar um GT, originalmente registado em Espanha, quase esquecido numa garagem da baixa do Porto. O velhinho Corsa GT amarelo foi então apontado à Alemanha, completando a viagem de 2700 quilómetros sem avarias a registar. Pelo caminho fez ainda uma visita à fábrica de Saragoça onde foi construído em 1987.

Corsa GT com relação peso/potência de 10,7 kg/cv

A versão GT foi vendida entre abril de 1985 e o outono de 1987 e recorre a um motor 1,3 lt, a carburador, com 70 cavalos e a uma caixa de cinco velocidades. O peso de apenas 750 kg garantia a performance exigida para um pequeno desportivo. Visualmente, destacam-se os spoilers e as emblemáticas jantes especiais. Por dentro, os bancos desportivos fizeram as delícias de muitos condutores.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Já nas oficinas da Opel Classic, e depois de inspecionado e registado, o GT foi alvo de um restauro de raíz. Este permitiu corrigir os defeitos na carroçaria e no interior, bem como emendar alguns logótipos que não eram originais. Peça a peça, o pequeno Corsa recebeu uma nova vida graças ao trabalho da equipa especializada nos modelos clássicos da marca. Este Corsa GT vai estar exposto no Salão de Frankfurt, ao lado do seu irmão mais novo.

Novo Corsa aposta em versão elétrica

A nova geração do utilitário alemão vai estar disponínel quer com motorizações a gasolina, quer com Diesel. No entanto, a grande aposta da marca do relâmpago é a inédita versão totalmente elétrica do Corsa. Utilizando-o como base, a Opel já desenvolveu, inclusivamente, uma versão de competição pensada para competir nos ralis.

Percorra a galeria e veja as fotos do Opel Corsa GT que vai estar exposto em Frankfurt.

Fotos: Opel

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top