Artigo de Equipa Automundo
27-06-2022

Com o novo Opel Astra e com o Opel Mokka, o fabricante alemão de automóveis não só desenvolveu dois novos automóveis extremamente emocionantes, como também concebeu duas novas cores de pintura surpreendentes. Para afirmações de design tão poderosas como o do premiado Mokka e do novo Astra, a Opel decidiu optar por novas cores vivas e apelativas: verde para o Mokka e amarelo para o Astra. O processo de desenvolvimento de uma nova cor para um novo modelo pode demorar até quatro anos, sendo que uma nova tinta finalizada deve estar pronta a ser pulverizada, por robôs, doze meses antes do início da produção.

O desenvolvimento de novas cores pode demorar até quatro anos

Para o caso do Mokka, um veículo SUV mais pequeno com um perfil de cliente mais jovem do que o novo Astra, a Opel procurou uma nova cor arrojada e desportiva. Veículos eletrificados como o 100% elétrico Opel Mokka-e alimentado a bateria ou o novo Astra como híbrido plug-in são apenas duas formas de o fabricante alemão de automóveis contribuir para a mobilidade sustentável. A pintura tem também o seu próprio papel a desempenhar.

Leia ainda: Kia XCeed, um novo formato para uma gama que não para de crescer

Por exemplo, o novo “Amarelo Kult” do Astra é aplicado na unidade de produção de Rüsselsheim, onde as emissões da oficina de pintura foram significativamente reduzidas. A instalação utiliza atualmente o método de pintura “3-wet”, que remove uma etapa completa de secagem do processo. Em comparação com os processos de pintura convencionais, este método reduz as emissões anuais de CO2 em cerca de 2.200 toneladas, ao mesmo tempo que proporciona elevados níveis de proteção contra a corrosão e defeitos de pintura. Além disso, o consumo anual de água é reduzido em cerca de 1.800 metros cúbicos.

Percorra a galeria e veja as novas cores dos modelos da Opel.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados