Opel Rocks-e, o elétrico para os novos tempos na cidade
Com este ultracompacto modelo de apenas 2,41 metros de comprimento e dois lugares, a Opel prossegue a sua ofensiva de eletrificação
A Opel apresentou o primeiro SUM. O novo Opel Rocks-e é sinónimo de Sustainable Urban Mobility (Mobilidade Urbana Sustentável). Este veículo elétrico, posicionado no nível mais acessível do mercado, é a resposta aos atuais requisitos de mobilidade, oferecendo mobilidade elétrica com proteção contra vento e chuva, num conceito progressivo, arrojado e genuíno, tipicamente Opel, em linha com o conceito ‘Zeitgeist’ – o espírito da época.
Leia ainda: Citroën AMI chega a Portugal em setembro e promete dar nas vistas
Pode ser conduzido na Alemanha por jovens a partir dos 15 anos de idade, desde que titulares da licença de condução simples AM, que se aplica a motociclos e quadriciclos ligeiros. Com este ultracompacto modelo de apenas 2,41 metros de comprimento e dois lugares, a Opel prossegue a sua ofensiva de eletrificação. O fabricante alemão está a expandir a sua oferta de modelos com um veículo SUM elétrico a bateria, posicionado abaixo do Corsa-e, acessível a praticamente qualquer condutor, desde jovens recém-encartados a utilizadores do dia-a-dia em centros urbanos.
Na Alemanha, o preço de entrada para o novo Opel Rocks-e será claramente inferior ao de um pequeno automóvel citadino e o custo mensal em regime de aluguer será semelhante ao de um ‘passe’ para utilização dos transportes públicos locais. O Rocks-e estará disponível na Alemanha a partir do outono, tanto por encomenda online ou diretamente nos concessionários Opel aderentes, estando previsto o lançamento noutros mercados durante 2022.
Mobilidade urbana inteligente e ultramoderna
O novo Opel Rocks-e é simplesmente diferente; um pequeno veículo para dois ocupantes, elegante e sem emissões, que não requer muito espaço para utilização na cidade. O melhor de tudo é que o Rocks-e tem apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 m de largura e pesa apenas 471 quilos (incluindo a bateria da motorização). Isto significa que está homologado oficialmente como um veículo motorizado ligeiro. Na Alemanha, os jovens a partir dos 15 anos estão autorizados a conduzi-lo com a carta de condução AM.
Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia
Em 2021, entraram em vigor algumas alterações a esta disposição, passando esta regulamentação a aplicar-se em toda a Alemanha. Assim, as entidades legisladoras oferecem um forte apoio às necessidades de mobilidade dos jovens, especialmente no que diz respeito nas deslocações para a escola ou locais de estudo. O novo Opel Rocks-e adequa-se na perfeição a este tipo de utilização.
Na Opel, a porta de acesso inteligente à mobilidade elétrica oferece até 75 km de autonomia, de acordo com a norma WLTP2, uma distância que pode ser percorrida a uma velocidade máxima de 45 km/h. Isto representa a solução ideal para o trânsito do dia-a-dia na cidade – não só para jovens condutores, mas também para todos aqueles que desejam deslocar-se sem emissões e não perder muito tempo à procura de um lugar de estacionamento. As rodas de 14 polegadas e o diâmetro de viragem de apenas 7,20 m tornam o Rocks-e ideal para a cidade, passando facilmente em esquinas apertadas e encaixando-se sem esforço em em pequenos lugares de estacionamento.
A bateria de 5,5 kWh do Opel Rocks-e pode ser totalmente recarregada em cerca de 3,5 horas através de qualquer tomada doméstica comum. O cabo de carregamento, com três metros de comprimento, está permanentemente alojado no veículo e, sempre que necessário a sua utilização, basta puxá-lo para fora do seu compartimento na porta do passageiro. A Opel oferece um adaptador para utilização em postos de carregamento públicos.
Portas que abrem em direções opostas e Opel Vizor
O Rocks-e apresenta uma interpretação da nova ‘face’ da marca, o Opel Vizor, incluindo faróis e indicadores de mudança de direção em LED. As portas são idênticas em ambos os lados, o que realça o seu visual arrojado e genuíno. A porta do passageiro abre para a frente, de forma convencional, mas a porta do condutor balança para trás, no direcção oposta. Os painéis dianteiros e traseiros da carroçaria são também idênticos.
No interior, os dois bancos estão “desalinhados” um do outro de modo a oferecer ao passageiro um espaço confortável para as pernas, e para o condutor poder movimentar o seu banco longitudinalmente. O espaço disponível é amplo, mesmo para pessoas com mais de 1,90 m de altura. Além disso, apesar das suas dimensões compactas, o novo Rocks-e oferece até 63 litros de volume de bagagem na zona dos pés do passageiro, a que se junta um útil gancho para um saco de compras XXL.
Veja também: Lamborghini Countach ganha versão híbrida que bate os 355km/h
O posto de condução satisfaz as exigências de modernidade das gerações mais jovens: nítido e focado no essencial. O mostrador apresenta os dados de velocidade e modo de condução (Drive, Neutral e Reverse’), e os indicadores do estado de carga da bateria, da autonomia e da média de consumo estão eficazmente integrados no campo de visão do condutor. Os detalhes práticos incluem o suporte para smartphone localizado na consola central. Serviços como a app “myOpel” oferecem outras informações muito úteis.
Graças às dimensões compactas e às grandes janelas, os condutores do Opel Rocks-e desfrutam de uma excelente visibilidade em todas as direções. No interior, o ambiente descontraído e agradável é reforçado pelo tejadilho panorâmico em vidro, montado de série, o que é invulgar num veículo nesta faixa de preços. No mercado alemão, o Rocks-e está disponível em três diferentes linhas de equipamento: Opel Rocks-e, Opel Rocks-e “Klub” e Opel Rocks-e “TeKno”.
Não perca: Este hipercarro é elétrico e ultrapassa os 1300 cavalos de potência
O nome “Rocks” é uma designação com tradição no construtor alemão. Até há bem pouco tempo, os modelos Opel ADAM Rocks e Opel KARL Rocks adicionaram à marca o seu toque especial – distintamente equipados, com atraentes e dinâmicos detalhes ‘off-road’ que os tornaram ainda mais aptos para a utilização diária na “selva urbana”. O novo Opel Rocks-e encontra-se ainda mais apetrechado para uma utilização citadina. Totalmente elétrico, isento de emissões e praticamente sem ruído, o novo modelo oferece paz de espírito e consciência ambiental. O novo Opel Rocks-e estará disponível primeiro no mercado alemão, com lançamento agendado para o outono de 2021. A comercialização noutros países está em avaliação, devendo ocorrer durante o ano de 2022.