Artigo de Equipa Automundo
27-02-2023

O ano 2023 será verdadeiramente o “ano elétrico” para a Peugeot, com a apresentação de novos modelos e de novas tecnologias na sua gama. Entre elas, o novo sistema Hybrid concebido pela Stellantis, que será proposto nos 3008 e 5008, antes de ser alargado a outros modelos. Irá enriquecer a família particularmente extensa de motores eletrificados, incluindo as variantes híbridas plug-in, 100% elétricos e equipados com pilha de combustível.

Peugeot 3008 e 5008 com versão mild hybrid que reduz consumos

O sistema Peugeot Hybrid 48V compõe-se de um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração, acoplado a uma inédita caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem, com 6 relações, que incorpora um motor elétrico. Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário adicional a baixas rotações e reduz o consumo de combustível até 15% (emissões de 126 g/km de CO2 no 3008 e de 128 g/km de CO2 no 5008). Em condução urbana, um SUV do segmento C equipado com o sistema Hybrid poderá, assim, ser conduzido em mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico, com zero emissões.

Leia ainda: Mini lança Cooper elétrico descapotável

As versões mild-hybrid do 3008 e 5008 não apresentam alterações visuais relativamente ao resto da gama, mas no interior apresentam novos gráficos no cockpit digital que mostram o fluxo de energia, o potenciómetro (Charge, Eco, Power), o nível de carga da bateria e a percentagem de condução em modo zero após cada viagem. Os Peugeot 3008 e 5008 Hybrid vão ser produzidos na fábrica de Sochaux em França, estando prevista a comercialização na Europa no segundo semestre de 2003.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados