Polestar 3, o primeiro SUV elétrico da marca é amplo e poderoso
Com o minimalismo e a pureza escandinavos associados aos ingredientes chave de um veículo utilitário desportivo, para assim definir o SUV para a era elétrica.
A Polestar revelou oficialmente o Polestar 3, um potente SUV elétrico, de elevada performance. Com o minimalismo e a pureza escandinavos associados aos ingredientes chave de um veículo utilitário desportivo, para assim definir o SUV para a era elétrica. O Polestar 3 faz com que um SUV seja agora não só mais relevante e mais responsável, como também mais desejado pelas razões certas. O Polestar 3 estreia um novo perfil aerodinâmico focando-se fortemente nas qualidades de um SUV, onde se destaca a sua postura ampla e poderosa. Isto foi conseguido através de uma otimização aerodinâmica subtil, mas efetiva – incluindo uma asa dianteira integrada no capot, outra integrada no spoiler traseiro, e lâminas aerodinâmicas traseiras. Os materiais utilizados no interior do Polestar 3 foram selecionados pelas suas características sustentáveis, elevando a estética e o tato premium. Nele se incluem os materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.
O Polestar 3 é o primeiro SUV da empresa
Em linha com o compromisso de transparência da Polestar, será disponibilizado um relatório sobre o ciclo de vida deste modelo (LCA Report) que estará completo uma vez iniciada a sua produção. Irão seguir-se novos documentos deste tipo e o trabalho irá continuar com vista a descobrir novas formas de reduzir a pegada de carbono. O Polestar 3 é o primeiro automóvel da Polestar a incluir processamento central NVIDIA DRIVE, com software da Volvo Cars. Atuando como o cérebro da inteligência artificial, esta plataforma de elevada performance será capaz de processar os dados obtidos através dos múltiplos sensores e das câmaras do automóvel permitindo a atuação dos avançados sistemas de segurança de assistência ao condutor e de monitorização do mesmo.
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O sistema de infotainment está disponível a partir da nova geração de tecnologia Snapdragon Cockpit Platform da Qualcomm Technologies, Inc. Como componente central do Chassis Digital da Snapdragon – um conjunto abrangente de plataformas automóveis ligadas pela cloud – Snapdragon Cockpit Platform será utilizado para oferecer uma experiência imersiva no interior do veículo através das suas capacidades de elevada performance com displays de alta-definição, sistema de som surround e conectividade integrada.
SUV elétrico de 5 lugares com capacidade até 380 kW e 910 Nm
Com a Volvo Cars a entrar numa nova era de segurança, o Polestar 3 virá equipado com toda a nova tecnologia de segurança ativa e passiva da mesma como parte do seu DNA. Nela se inclui a mais recente inovação – um sistema de radar interior capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, protegendo assim as crianças e os animais que tenham sido deixados acidentalmente no automóvel. Este novo sistema está ligado ao sistema de climatização do veículo para evitar sobreaquecimento ou hipotermia. O Polestar 3 reúne colaborações adicionais com parceiros líderes em tecnologia de segurança como a Zenseact, a Luminar e a Smart Eye, que fazem com que a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System) seja perfeitamente integrada no processamento central do veículo.
O Polestar 3 inclui de série, um módulo de cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas caraterísticas de segurança avançada. A SmartZone situada na zona inferior da asa dianteira, incorpora vários dos sensores dianteiros, um módulo de radar aquecido e uma câmara, que agora se assume como assinatura de design da Polestar. No interior, duas câmaras para monitorizar o condutor fazem a estreia da tecnologia de rastreio ocular da Smart Eye num modelo Polestar, para proporcionar uma condução mais segura. Estas câmaras são capazes de monitorizar os olhos do condutor e podem enviar mensagens de aviso, sons ou ativar mesmo uma função de paragem de emergência ao detetar a presença de um condutor distraído ou sonolento.
O Android Automotive OS, desenvolvido em parceria com a Google, surge novamente no sistema operativo do automóvel através de um display central com 14.5 polegadas. É uma evolução da tecnologia inicialmente introduzida no Polestar 2 – o primeiro automóvel do mundo com sistema Google integrado – uma revolução na funcionalidade e no design no segmento SUV. As atualizações áreas (OTA – over-the-air) estão também presentes e irão permitir melhorias de software contínuas com a introdução de novas caraterísticas sem a necessidade de se deslocar a um ponto de serviço.
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O Polestar 3 chega numa configuração com motor duplo e potência adicional na traseira. A versão standard apresenta-se com 360 kW e 840 Nm. Com o Pack Performance opcional é possível um acréscimo em ambos atingindo até 380 kW e 910 Nm. O one-pedal drive ajustável está também incluído, bem como a função elétrica TVDC – Electric Torque Vectoring Dual Clutch no eixo traseiro – uma evolução da tecnologia inicialmente apresentada no Polestar 1. O Polestar 3 possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico traseiro, permitindo que o automóvel seja capaz de funcionar somente com o motor elétrico dianteiro economizando assim energia em determinadas circunstâncias.
Polestar 3, o primeiro SUV elétrico da marca é amplo e poderoso
O controlo avançado do chassis é proporcionado pela suspensão de dupla câmara, caraterística de série, que permite que o Polestar 3 alterne entre o conforto e a dinâmica de uma suspensão firme, ajustando os amortecedores para se adaptarem às condições da estrada uma vez a cada dois milissegundos (500 Hz). O pack de baterias de 111 kWh fornece uma grande capacidade de autonomia ao Polestar 3 sendo capaz de percorrer até 610 km em ciclo WLTP[1] (dados preliminares). A bateria de iões de lítio apresenta uma célula de design prismático incluído num compartimento de proteção de alumínio com reforço em aço boro e arrefecimento líquido. O Polestar 3 vem também equipado de série com uma bomba de aquecimento, ajudando o automóvel a precondicionar a climatização e a bateria. O Polestar 3 tem ainda a capacidade de carregamento bidirecional, tendo potencial para, por exemplo, fornecer energia para a rede.
À semelhança do Polestar 2, a lista de equipamentos de série também é extensa no Polestar 3, com poucos opcionais para assim simplificar o processo de configuração e a logística de produção. Todas as versões incluem suspensão pneumática, um teto panorâmico de vidro a todo o comprimento, iluminação LED interior e exterior, puxadores de porta retráteis com sensor de proximidade e jantes de 21 polegadas. O Pack Plus e o Pack Pilot são incluídos de série nas encomendas do primeiro model year e incluem ainda várias caraterísticas luxuosas e premium como um sistema áudio de 25 colunas da Bowers & Wilkins e sistema de som surround 3D, capacidade Dolby Atmos, fecho suave das portas, head-up display e Pilot Assist.
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Disponível para encomenda no segundo trimestre de 2023, o Pack Pilot opcional com sensor LiDAR da Luminar irá incluir uma unidade de controlo da NVIDIA, equipada com três câmaras, quatro sensores ultrassónicos e limpeza para câmaras dianteiras e traseiras, com capacidade para recolha precisa de dados em tempo real do ambiente ao redor do automóvel. Isto permite um scanning em 3D de grande detalhe que irá preparar o veículo para a condução autónoma. O Pack Performance opcional apura ainda mais a dinâmica de condução e inclui 380 kW e 910 Nm, com uma performance otimizada para a suspensão pneumática, jantes de 22 polegadas e uma assinatura com detalhes em ‘Swedish Gold’. No lançamento, o Polestar 3 Long range Dual motor (360 kW, 840 Nm) estará disponível a partir de 94,900€ e já pode ser encomendado através do site da marca.