10 coisas que precisa de saber antes de comprar carro elétrico usado
Comprar carro elétrico usado ainda é um tabu, o que faz com que seja fundamental estar atento a várias informações.
Existem muitas pessoas que estão a optar por comprar carro elétrico. E se há quem avance para a aquisição de uma viatura nova, há que pondere a compra de uma usada. Algo que acarreta ainda muitas dúvidas para os condutores. Por isso, se está a pensar adquirir um elétrico usado, existem 10 coisas que deverá ter em mente. E que são partilhadas pelo Auto Papo.
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1 – Atenção à bateria
Falar de um elétrico obriga a falar da bateria. As marcas tendem a dar 8 anos de garantia para a parte mais importante do carro. Isto não significa que a mesma perca qualidade depois deste período nem que esteja em perfeitas condições antes do prazo ser ultrapassado. A recomendação é que faça um exame à bateria do carro que pretende comprar. Já agora, fique a saber que os especialistas defendem que a bateria de um carro elétrico perde 2% de capacidade por ano.
2 – Cuidado com os cabos
Um carro elétrico vem acompanhado do cabo de carregamento. Certifique-se de que é o original. Assegure-se também de que tem os conetores para o carregamento rápido. Ateste ainda as boas condições de ambos.
3 – E o carregador?
Isto não tem tanto a ver com o carro, mas com o melhor funcionamento do mesmo. O ideal é ter um carregador na residência ou perto do local de trabalho. Para que não esteja 100% dependente de carregamentos em áreas de serviço ou centros comerciais.
4 – Veja aquilo que por norma não se vê
No momento de comprar um elétrico usado, não tenha vergonha de pedir para que o carro seja colocado num elevador para que possa examinar a parte de baixo da viatura. Assim, poderá ver se existem problemas na zona da bateria.
5 – A suspensão também é importante
A suspensão de um elétrico é, por norma, mais reforçada do que a de um carro a combustão. Algo que está relacionado com o peso da bateria e com o centro de gravidade do carro. Por isso, não desvalorize os amortecedores e tudo o que está relacionado com os mesmos.
6 – Os pneus não são todos iguais
Os carros elétricos não fazem o ruído de uma viatura a combustão. Por isso, os pneus também tendem a ser diferentes, contribuindo para o silêncio da circulação. Certifique-se de que os pneus são de origem ou com caraterísticas iguais às avançadas pelo fabricante.
7 – Onde foram feitas as manutenções?
É recomendado que a manutenção de um carro elétrico comprado com 0 kms seja feita na marca. Por isso, veja o livro da revisões para saber onde é que as revisões foram efetuadas. E prepare-se, pelo menos num futuro mais próximo, para ficar refém das revisões feitas na marca.
8 – Os carros elétricos também têm óleo
Desenganem-se aqueles que acreditam que os carros elétricos não têm óleo. É verdade que não existe o óleo do motor. Mas existe o mesmo líquido que arrefece as baterias das viaturas a combustão. Bem como o dos travões e transmissão. Por isso, nada melhor do que confirmar os níveis de todos.
9 – Computador de bordo muito importante
Nos carros elétricos existe um grande relevo do computador de bordo, que passa todas as informações aos condutor. Certifique-se de que tudo está a funcionar em perfeitas condições.
10 – Ter muitos quilómetros não é tão mau como pensa
Por fim, os quilómetros. Quando se compra um carro a combustão, todos querem um modelo com poucos quilómetros. Mas este não é o modo de pensar para um elétrico. Ter muitos quilómetros não é mau sinal nem desvaloriza a viatura. Especialistas defendem que uma quilometragem baixa pode significar que a bateria não foi muito carregada, o que pode ter um impacto negativo na vida útil e capacidade da mesma.
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