Artigo de João Isaac
31-10-2019

A Prodrive está a colaborar diretamente com a Volta Trucks no desenvolvimento do seu camião de entregas elétrico. Normalmente ligada ao desporto motorizado, a Prodrive está assim a contribuir para o desenvolvimento do camião de 16 toneladas da Volta Trucks que promete revolucionar a entrega de mercadorias nas áreas urbanas e respetivas periferias.

Leia ainda: Opel promete oito novos modelos eletrificados até 2021

A introdução deste inédito camião prevê não só contribuir para a diminuição das emissões ambientais como também aumentar a segurança quer do condutor, quer dos peões e ciclistas. A Volta Trucks redefiniu por completo o formato habitual de um veículo de entregas. A ausência de um motor de combustão interna permite que o condutor esteja sentado mais abaixo e ao centro da cabine. Não só o acesso e conforto saem beneficiados como um ângulo de visão de 220 graus garante uma maior segurança aos restantes utilizadores da via.

Prodrive é responsável por toda a engenharia

“Os camiões enfrentam dois grandes desafios num ambiente urbano. Não só os motores Diesel estão a tornar-se inaceitáveis para esse ambiente, como os veículos pesados são um dos principais intervenientes em acidentes dos quais resultam fatalidades e feridos graves em ciclistas e peões”, explica Steve Price, líder do projeto na Prodrive. “O nosso cliente Volta Trucks aproveitou a transição para a mobilidade elétrica para redefinir completamente a construção de um camião e assim reduzir as emissões e aumentar a segurança”, continua.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

As portas deslizantes são outro destaque deste camião elétrico. O acesso é facilitado e o risco de atingir um peão ou ciclista com a abertura da porta é praticamente eliminado. A Volta Trucks quer construir versões entre as 14 e as 18 toneladas e pretende uma autonomia de cerca de 160 quilómetros. A velocidade máxima não deverá exceder os 80 km/h.

A Volta Trucks colabora igualmente com a Ashtheimer, especialistas em design automóvel, e com a Conjure no desenvolvimento do Human Machine Interface. A Prodrive é a responsável por toda a engenharia envolvida, como por exemplo a cabine, o chassis e toda a arquitetura elétrica. A sua experiência em veículos eletrificados começou em 2001 com a transformação de um Saab num híbrido. Mais recentemente esteve envolvida no desenvolvimento e teste da versão plug-in da Ford Transit Custom.

Fotos: Volta Trucks

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados