Artigo de Guilherme André
25-10-2019

Com o passar dos anos ou quilómetros, os veículos elétricos começam a demonstrar algum desgaste. Algo absolutamente normal seja para que veículo for, no entanto, este novo método de propulsão está equipado com dispendiosas baterias. Paulo Ribeiro, motorista da Uber, decidiu investir num Nissan Leaf (primeira geração) como ferramenta de trabalho para a profissão que pratica. Contudo, com noção de que iria dar um uso intensivo à viatura, perguntou quanto custaria trocar a bateria, caso fosse necessário. “Na altura [da compra] foi-me dito um valor de 5 mil euros mais IVA e montagem”, afirmou Paulo em declarações à SIC Notícias.

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Passados dois anos e mais de 160 mil km feitos (a garantia só cobre até aos 160 mil km), o condutor começou a perceber que a saúde da bateria já não era a mesma, aliás, começava a ser escassa para alguns serviços. Para tal, o condutor dirigiu-se, no início de junho de 2019, a uma concessionária para encomendar a nova bateria e pagou na altura 9222 euros (7 mil euros mais IVA), um valor bem superior ao que tinha sido dito anteriormente. Indignado com isso, confrontou dizendo o primeiro valor falado, ao que foi respondido que “o preço das baterias tinha aumentado”.

Em dois meses o preço da bateria saltou para um valor idêntico a comprar um Nissan Leaf novo

Mais tarde no mesmo mês, Paulo fartou-se de esperar e procedeu ao cancelamento da encomenda. Contudo, dois dias mais tarde, voltou atrás com a decisão, principalmente porque precisava mesmo para a profissão que exerce. A espera continuou, até que em setembro, dirigiu-se ao concessionário. Assim, ficou a perceber que o preço da bateria de 30 kWh tinha subido para uns incríveis 30 mil euros. “O engenheiro, quase sem palavras, disse-me que nesse momento o preço da bateria ultrapassava os 30 mil euros”, explicou Paulo Ribeiro.

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De acordo com os dados partilhados pela Sic Notícias, o valor atual da bateria passou para os 24 622,88 euros mais IVA. Juntando a mão de obra e peças, o preço sobe para mais de 30 mil euros. “Foi praticamente o preço que eu paguei por ele”, terminou o condutor da Uber. Perante isto, Paulo levou o caso a tribunal e exigiu a bateria pelo preço (9222 euros) que já tinha pago anteriormente. Em resposta, a Nissan diz que “ao cancelarem a encomenda, ainda que por email, o cliente sujeitou-se ao novo preço”. Rui Costa, Diretor pós-venda da Nissan Portugal, afirmou à Sic Notícias que o preço a pagar é 30 mil euros.

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“Nos últimos meses houve um agravamento significativo dos fatores externos, e a marca não conseguiu amortecer todos esses fatores e teve que aumentar o preço da bateria”, terminou Rui Costa. A Nissan garantiu ainda que em novembro de 2019 o preço vai ser revisto, mas que ainda não conseguem dar uma estimativa.

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