Artigo de Equipa Automundo
25-09-2020

Com o lançamento do SUV Coupé Arkana, a Renault reinventa os cânones tradicionais do mercado, para se tornar a primeira marca generalista a oferecer um SUV Coupé no velho-continente. Um modelo que complementa a oferta da Renault no segmento dos familiares compactos (Mégane, Kadjar e Scénic) e que visa o segmento SUV, que continua a crescer aceleradamente um pouco por todo o mundo. O movo Renault Arkana combina as caraterísticas de um SUV e de um Coupé, oferecendo avançadas tecnologias híbridas, com o melhor de ambos os mundos – uma confortável posição de condução sobrelevada, um generoso espaço habitável, uma apreciável capacidade para bagagens, bem como um estilo inovador e distinto.

O novo Renault Arkana assegura uma experiência de condução ainda mais ágil e entusiasmante, especialmente com o nível R.S Line e com a última e mais evoluída tecnologia totalmente híbrida – E-TECH Hybrid – para além da restante oferta de motores 1.3 TCe, associados a um sistema micro-híbrido de 12V. Na Europa, o novo Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B da Aliança, a mesma que também equipa as últimas gerações do Clio e do Captur.

O Renault Arkana chegará ao mercado no primeiro semestre de 2021

O Arkana possui uma elevada altura ao solo (190 mm), uma linha de cintura elevada e musculada que o encaixam na perfeição no mundo dos SUV. A linha descendente do tejadilho e da traseira criam um desenho mais ágil e elegante, que se estende aos vidros traseiros e que reforçam o aspeto dinâmico do Arkana, “capturando”, na perfeição, as características associadas ao estilo Coupé.

A grelha dianteira, com o símbolo da Renault posicionado orgulhosamente no centro, é ladeada por um acabamento e elementos cromados que transmitem ao Novo Arkana o necessário toque de elegância e sofisticação. Mais abaixo, o muito expressivo para-choques dianteiro reforça o dinamismo das linhas, enquanto a proteção inferior transmite uma imagem de acrescida robustez.

Veja também: CLA Coupé, o mais dinâmico e emocional dos A da Mercedes-Benz

Os faróis dianteiros, integralmente em LED, apresentam a assinatura em forma de C, tão característica dos modelos Renault. A traseira também apresenta o mesmo traço distintivo em forma de C, complementado por uma faixa iluminada que se estende ao longo de toda a largura da tampa da mala, dando ênfase às linhas elegantes e distintas do novo Arkana.

O perfil do Novo Arkana é um dos seus traços mais distintivos. Os contornos SUV-Coupé, que combinam robustez e dinamismo, são imediatamente reconhecíveis e tornam o Arkana único no segmento. O Arkana mede 4,568 mm de comprimento, 1,571 mm de altura e tem uma distância entre-eixos de 2,720 mm. As dimensões gerais do modelo garantem linhas fluídas e um perfil elegante.

O novo Arkana será lançado com sete cores de carroçaria

O novo Arkana será lançado com sete cores de carroçaria: Branco Opaco, Branco Pérola, Cinzento Metalizado, Azul Zanzibar, Vermelho Fogo e Laranja Valencia (exclusivo das versões R.S. Line). O opcional teto em negro reforça, ainda mais, o aspeto dinâmico do Novo Arkana, assim como os três tipos de jantes de 17” e 18” que estarão disponíveis.

Leia ainda: O exclusivo Aston Martin DBS Superleggera personalizado por James Bond

É o terceiro modelo da gama Renault (depois do Clio e do Novo Mégane) a oferecer uma versão com acabamentos R.S. Line, que combinam, na perfeição, a elegância com o dinamismo. Esta vai beber a inspiração ao ADN desportivo da Renault e ao icónico Mégane R.S. O para-choques, com aplicações em vermelho, e as jantes sombreadas são detalhes exclusivos desta versão. O emblema “R.S. Line” foi incorporada na zona lateral dianteira, enquanto na traseira sobressaem as duas ponteiras de escape cromadas e uma embaladeira escurecida, específicos desta versão R.S. Line.

O habitáculo da versão R.S. Line tem várias características distintivas, nomeadamente um acabamento tipo carbono no tablier e revestimentos das portas, uma faixa vermelha que percorre o topo do tablier e um teto em tecido negro. Elegantes e desportivos pespontos em vermelho embelezam o volante em pele, assim como os bancos em pele e tecido e os painéis das portas, enquanto uma outra faixa vermelha acentua a cor dos cintos de segurança. A completar este pacote de equipamento, temos os pedais desportivos em alumínio, um comando da caixa específico (e-shifter) no caso da versão E-TECH Hybrid, e, por fim, os emblemas R.S. Line que simbolizam este acabamento.

 Percorra a galeria e veja mais fotos do Renault Arkana.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top