Artigo de Guilherme André
24-02-2020

Quando olhamos para a gama de modelos da Renault, percebemos que o Twingo seria um dos modelos que mais facilmente ganhava uma versão elétrica. De facto, o veículo destaca-se pelas pequenas dimensões a pensar nos ambientes citadinos. Numa altura em que a eletrificação está na ordem do dia, parece ser o momento certo para reforçar a família de elétricos com um nome com história. Assim, o novo Renault Twingo Z.E., desenvolvido em cooperação com a Daimler, que tem nos Smart os correspondentes a este modelo, chega ao mercado em dezembro de 2020.

Pequeno, compacto… e elétrico

Esta é a receita para o novo Twingo Z.E.: pequeno, compacto… e elétrico. Com apenas 3,6 metros de comprimento, o citadino apresenta várias soluções de versatilidade, bem como uma bagageira com 240 litros de capacidade. Ao nível do propulsor elétrico, este vai receber um motor denominado R80 que debita 82 cavalos e 160 Nm de binário. A aceleração dos 0 aos 60 faz-se em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 135 km/h. Ou seja, são bons números para o para-arranca da cidade.

Leia ainda: Cupra Leon, o primeiro como marca independente chega com motor híbrido

O propulsor elétrico é alimentado por uma bateria de 22 kWh integrada no veículo. Isto significa que não reduz o espaço do interior. Deste modo, o Renault Twingo Z.E. pode percorrer até 250 km em condução citadina ou 180 km em consumo combinado. Quando chega a hora de carregar, o citadino permite potências até 22 kW. Assim, consegue recuperar 80 km em 30 minutos.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Renault vai manter oferta a combustão do Twingo

Apesar da aposta na eletrificação, esta tem como objetivo enriquecer e não revolucionar a gama. Assim, as versões a gasolina recebem um novo “aliado” elétrico para procurar novos públicos. Por fim, o Twingo Z.E. recebe tecnologias que se pode encontrar em outros modelos da gama, como o Clio ou o Captur.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Falamos do Easy Connect que permite aceder aos vários parâmetros do veículo através do Smartphone com a aplicação My Renault. Mais se acrescenta que está equipado com um ecrã de 7 polegadas com menus relacionados com a eletrificação, mas também com os cada vez mais habituais mapa e conectividade. De salientar que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Percorra a galeria e conheça o citadino elétrico.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados