Artigo de João Isaac
05-07-2019

O novo Renault Megane RS Trophy-R é a mais recente arma da Renault Sport para o segmento dos compactos desportivos. Mantém o motor 1.8 Turbo com 300 cavalos da versão Trophy, mas foi alvo de profundas alterações noutras áreas igualmente importantes. Aquilo que a Renault designa por “pilares da performance”.

Leia ainda: Volkswagen e-up! vai ter preço competitivo

Assim, os engenheiros da Renault começaram por forçar uma dieta ao Megane. Graças à utilização de elementos em carbono, como por exemplo o capot, o difusor e as jantes, bem como de um escape Akrapovic em titânio, a redução de peso atingiu os 130 kg. Ainda neste aspeto, também a adoção de um eixo traseiro não direcional, de baquets Sabelt construídas em material compósito e de vidros mais finos – fixos, atrás – deu um importante contributo.

Ligações ao solo inspiradas na competição

Quanto ao chassis, a Renault Sport afinou a geometria da suspensão de forma a garantir uma maior velocidade de passagem em curva e uma superior capacidade de tração. Para o conseguir, dotou igualmente o Trophy-R de um diferencial autoblocante mecânico.

Veja o vídeo do Trophy-R a bater o recorde de Nordschleife:

Relativamente à travagem, acima dos discos de 355 milímetros e pinças Brembo de 4 pistões, estão disponíveis, em opção, os discos carbo-cerâmicos. Os pneus Bridgestone Potenza S007 foram desenvolvidos especificamente para a Renault Sport. Também os amortecedores Öhlins são específicos e ajustáveis.

Veja também: FIAT 500 celebra aniversário do modelo com versão Dolcevita

A aerodinâmica também não foi esquecida. Assim, o novo Trophy-R recebe uma nova entrada de ar que reduz a perturbação do fluxo. Recebe igualmente uma lâmina inferior que equilibra a passagem do ar entre as secções dianteira e traseira. Atrás, o difusor é o grande responsável pelo apoio aerodinâmico gerado.

O Megane RS trophy-R atinge os 262 km/h e acelera dos 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Os primeiros 1000 metros são cumpridos em apenas 24,5 segundos. Apenas vão ficar disponíveis 500 unidades.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e veja as fotos do Renault Megane RS Trophy-R.

Fotos: Renault

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados