Artigo de Guilherme André
02-03-2020

O seu carro está equipado com sistema keyless? Tem de ter atenção onde o costuma deixar. De acordo com a Tracker, empresa de segurança, o número roubos a automóveis com esta tecnologia bateu recordes em 2019. Segundo a mesma fonte, 92% dos carros recuperados pela polícia estavam equipados com sistema keyless. Isto representa um aumento de 66% quando comparados os números com 2016.

Leia ainda: Coronavírus cancelou Salão de Genebra, mas BMW já arranjou solução

“Os ladrões exploram a tecnologia keyless ao usar equipamento sofisticados, que intercetam o sinal da chave dentro de casa. De seguida enganam o sistema, conseguindo assim, destrancar e ligar o veículo”, refere Clive Wain, responsável da empresa de segurança.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Como posso evitar este tipo de roubo de carros?

Se ficou com receio de que isto lhe aconteça a si, saiba que há maneiras de reduzir este tipo de roubo sofisticado. A maneira natural é adquirir uma bolsa conhecida como “gaiola de Faraday”. De um modo geral, o objetivo que estiver dentro desta bolsa tem o elemento eletromagnético protegido, ficando imune a estímulos externos. No mercado existem vários tipos de bolsa, sendo que algumas marcas de automóvel também já têm produtos próprios, nomeadamente, a Kia.

Veja também: A marca automóvel mais fiável da Europa fala japonês

Relativamente a carros mais procurados pelos ladrões, não é de estranhar que os quatro mais visados pertencem a marcas premium. Assim, em primeiro surge o Range Rover Sport. Os restantes lugares são ocupados por Mercedes-Benz Classe C, Land Rover Discovery e BMW Série 3. Por fim, de referir que este tipo de roubos são, na grande maioria, “por encomenda”. Deste modo, é aconselhável estar atento a qualquer tipo de movimentação fora do normal na sua rua ou redondezas.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados