Artigo de Equipa Automundo
27-04-2019

É necessário recuar até 2011 para encontrar o ano em que o Saab PhoeniX Concept foi apresentado. Foi no Salão de Genebra que o modelo foi dado a conhecer ao mundo, causando imediatamente boa impressão. A marca sueca dizia mesmo que a nova aposta demonstrava “as novas direções de design e tecnologias que farão parte dos futuros produtos da Saab”. Algo que nunca veio a acontecer.

Olhando para a descrição do modelo neste ano, tudo parecerá do mais simples que possa existir. Mas em 2011 não era bem assim. O Saab PhoeniX Concept vinha equipado com um motor híbrido, aliando o motor turbo de 1.6 litros com 200 cavalos de potência (colocado na dianteira) a uma unidade elétrica de 34 cavalos. Esta servia para dar movimento às rodas traseiras do bólide. Tinha apenas uma bateria de pequenas dimensões, que guardava a energia que resultava da travagem regenerativa.

Outro destaque passava pela caixa manual de seis velocidades, algo que acabou por não ser utilizado na esmagadora maioria dos modelos híbridos. Que fazia com que tivesse um consumo médio de 5 litros aos 100 quilómetros. Os fãs da marca acreditam que o Saab PhoeniX Concept poderia ter ajudado a evitar a extinção da marca sueca. Fica a dúvida e também a certeza de que uma das, senão mesmo a melhor, “bomba” da Saab nunca ganhou vida.

Percorra a galeria e fique a conhecer o Saab PhoeniX Concept.

Fotos: NetCarShow

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados