Artigo de João Isaac
22-10-2019

A Skoda encontra-se a celebrar o 85º aniversário do nome Superb, associado aos seus topos de gama e modelos mais luxuosos. A marca checa introduziu o nome Superb nos seus automóveis em 1934 a fim de enaltecer o carácter luxuoso do seu novo S 640. O primeiro exemplar foi entregue, na altura, ao CEO do Skoda Group, Karel Loevenstein.

Leia ainda: Mini Cooper SE deu uma volta a Nurburgring… sem tocar nos travões

A produção em série do Superb teve início em março de 1935. A versão topo de gama estava equipada com um motor 2,5 lt de seis cilindros com 55 cavalos. A elevada procura conduziu a elevados tempos de espera, principalmente para a versão descapotável. Em 1938 foi lançada uma versão com motor 3,2 lt de árvore de cames à cabeça com 80 cavalos.

Mais de 1,28 milhões de unidades produzidas

Foram igualmente produzidas algumas unidades com motor V8 em 1940, imediatamente antes da produção ter parado devido à segunda guerra mundial. Posteriormente a produção foi retomada, tendo terminado em 1949 por razões políticas depois de mais de 1000 unidades terem saído da fábrica. Foram igualmente construídos cerca de 1660 automóveis para fins militares.

O ano de 2001 marcou o regresso do nome Superb. A primeira geração da berlina surpreendeu o mercado graças ao espaço interior para pernas, acima da média. Venderam-se cerca de 136 mil unidades. Em 2008 foi lançada a segunda geração que inovou com uma abertura da tampa da mala do tipo hatchback, permitindo um excelente acesso à enorme bagageira. Esta geração foi também a responsável pela introdução da Kombi, em formato station wagon. No total, venderam-se mais de 620 mil Superb desta geração.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A terceira e atual geração do Superb chegou ao mercado em 2015 e foi atualizada já em 2019. A gama vai ser reforçada com a chegada da motorização híbrida plug-in no Superb iV já no próximo ano. O principal mercado do Superb é o europeu. No entanto, em 2018, a China recebeu, em média, um Superb por cada três produzidos. Desde 2001, foram já produzidas cerca de 1 280 600 unidades.

Percorra a galeria e veja as fotos das várias gerações do Skoda Superb.

Fotos: Skoda

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados