Artigo de João Isaac
25-10-2019

O Skoda Felicia foi o primeiro modelo a ser produzido após a inclusão da marca checa no grupo Volkswagen. Foi em outubro de 1994 que o primeiro Felicia saiu das linhas de produção de Mladá Boleslav. Há 25 anos, o Felicia foi um modelo totalmente novo, apresentado como o sucessor dos Favorit e Forman.

Leia ainda: Polestar inaugura primeiro espaço de vendas na Europa

Até 2001, foram produzidos mais de 1,4 milhões de exemplares em três unidades de produção da Skoda. Para além da carroçaria de cinco portas, o Felicia estava também disponível nas versões Combi, Pickup, Vanplus e Fun. O acesso à gama fazia-se com o motor 1,3 lt, a gasolina, em versões de 54 ou 68 cavalos. Posteriormente, foi adicionado à gama o motor 1,6 lt MPI de 75 cavalos. Estava igualmente disponível uma motorização Diesel de 1,9 lt com 64 cavalos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Em 1998 o Felicia foi alvo de uma atualização estética com faróis redesenhados e uma nova grelha dianteira inspirada no Octavia. A versão de competição, o Felicia Kit Car, foi também bem sucedida em provas como o RAC Rally de 1996, com Stig Blomqvist a levar o pequeno Skoda ao terceiro lugar da geral. No ano seguinte, a Skoda terminou em segundo lugar do campeonato, na sua categoria.

Percorra a galeria e relembre as várias versões do Skoda Felicia.

Fotos: Skoda

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados