Artigo de João Isaac
16-12-2019

A Suzuki anunciou o lançamento de uma nova motorização híbrida de 48 V como mais uma medida para a redução das emissões de CO2. O novo propulsor K14D Boosterjet, a gasolina, chega já na primavera de 2020 e vai equipar três dos modelos da gama atual da marca japonesa. O grande destaque vai para a sua aplicação no desportivo Swift Sport.

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Para além do irrequieto Swift, também o Vitara e o S-Cross vão receber a nova motorização híbrida, com a qual as emissões de dióxido de carbono deverão descer cerca de 20%. A Suzuki anuncia igualmente um aumento do binário disponível, bem como um consumo mais reduzido, já de acordo com as normas WLTP. Estes modelos vão substituir os atuais 1.4 Boosterjet com caixa manual de velocidades.

Consumo de combustível ao ralenti pode ser eliminado

O princípio básico de funcionamento do novo sistema é em tudo idêntico àquele introduzido nas gamas Ignis e Swift em 2016. Destaca-se igualmente pelo seu peso reduzido, adicionando menos de 15 kg ao peso final do veículo. Inclui uma bateria de lítio de 48 V, um ISG – motor de arranque/alternador e o habitual conversor de corrente para os componentes que funcionam a 12 V. O ISG, acionado por uma correia, pode assistir o motor com binário adicional. No total, estão disponíveis 235 Nm logo às 2000 rpm.

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A bateria, colocada debaixo dos bancos dianteiros, acumula a energia recuperada quer durante as desacelerações, quer nas travagens. O sistema permite ainda substituir a injeção de combustível pela assistência elétrica de forma a manter o motor a rodar ao ralenti, quando abaixo dos 16 km/h e quando o motor roda a cerca de 1000 rpm. Assim, é igualmente eliminado o tempo de reinício do motor. A apresentação oficial da tecnologia está marcada para março de 2020.

Percorra a galeria e veja as fotos dos Suzuki que vão receber o novo motor híbrido.

Fotos: Suzuki

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