Artigo de Equipa Automundo
07-03-2022

Depois de anunciado oficialmente, a Volkswagen dá a conhecer todos os pormenores do seu primeiro SUV Coupé, o Taigo, que também chegará a Portugal. Para lá da componente desportiva, este novo modelo destaca-se por uma forte aposta na parte tecnológica. Motores serão apenas TSI. Chega para um dos segmentos mais concorridos, em que compete com o também modelo da marca, o T-Cross, mas com uma carroçaria mais “atraente”, de um crossover desportivo com silhueta coupé.

Leia ainda: Volvo S90 T8 PHEV, a performance que sabe ser eficiente

O Taigo chega em quatro versões diferentes de equipamento – Taigo, Life, Style e R-Style – e saltando já para a vertente tecnológica, a destacar o painel de instrumentos 100% digital, o Digital Cockpit, além de um total de quatro sistemas de informação e entretenimento. São eles o Composition, com ecrã de 6,5 polegadas (Taigo), Ready2Discover com ecrã de 8 polegadas (Life, Style e R-Style), Discover Media com ecrã de 8 polegadas e o Discover Pro, num formato de 9,2 polegas, o que é uma estreia. Ainda no habitáculo, destaque para a possibilidade de entrada e ignição sem chave, para o sistema de carregamento de smartphone sem fios e App-Connect Wireless. Um extra também disponível será o ar condicionado Climatronic.

Taigo, o primeiro SUV Coupé da Volkswagen

Veja também: Suzuki Jimny, até ao fim do mundo e mais além

No que diz respeito à assistência na condução e segurança ativa, o Taigo está equipado com o Travel Assist, que permite uma condução semiautónoma. Com a caixa automática DSG vai estar disponível um Cruise Control Adaptativo. Outros destaques são o aviso de saída de faixa Lane Assist, o assistente de mudança de faixa Side Assist, a assistência de saída de estacionamento Rear Traffic Alert, e ainda um sistema de vigilância Front Assist, com deteção de peões e ciclistas. O Taigo chegará com motorizações apenas em gasolina, mas que variam entre os três e os quatro cilindros. A primeira tem duas possibilidades: 1.0 TSI de 95 cv com caixa manual de cinco velocidades e 1.0 TSI de 110 cv com transmissão manual de seis relações. Já a segunda, com quatro cilindros, terá um motor 1.5 TSI de 150 cv, acoplado a uma DSG de sete velocidades.

Este novo modelo destaca-se por uma forte aposta na parte tecnológica

Não perca: Volkswagen T-Cross, muito mais do que apenas um novo SUV

A motorização de entrada 1.0 TSI de 95 cv vai dos 0-100km em 11,1 segundos e atinge os 183 km/h de velocidade máxima. Já no que diz respeito a consumos, 4,9 l/100 km. O mesmo bloco, mas com 110 cv, promete 10,9s e 191 km/h, com uma média de consumo de 5,0 l/100 km. Já o 1.5 TSI de 150 cv, anuncia 8,3s e 212 Km/h, com um consumo combinado de 5,1 l/100 km. O Taigo oferece também uma capacidade de bagageira de 440 litros, que sobe para 1.222 l com os bancos traseiros rebatidos. A data de lançamento e os valores em Portugal ainda não são conhecidos.

Percorra a galeria e veja fotos do Volkswagen Taigo.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados