Artigo de João Isaac
06-11-2019

Alaina Gassler, uma adolescente de 14 anos, criou uma inovadora tecnologia que previne os acidentes causados pelo ângulo morto nos automóveis. O sistema desenvolvido pela estudante de West Grove, Pennsylvania, projeta no primeiro pilar uma imagem captada no exterior através de uma câmara, criando a ilusão de que este é invisível.

Leia ainda: Saiba onde estão os radares da PSP em novembro de 2019

Só nos Estados Unidos da América estima-se que ocorram, anualmente, cerca de 840 mil acidentes causados pelo ângulo morto. Destes resultam perto de 300 vítimas mortais. Assim, o projeto “Improving Automobile Safety by Removing Blind Spots” pretende reduzir ou até mesmo eliminar os acidentes causados por esta situação de fraca visibilidade.

Tecnologia que salva vidas

“Parabéns à Alaina pelo seu projeto. É graças a trabalhos como este que me sinto optimista em relação ao nosso futuro, uma vez que enfrentamos diariamente inúmeros desafios. Estou muito orgulhosa por liderar uma organização que inspira tantos jovens como a Alaina e os restantes finalistas da nossa competição”, disse Maya Ajmera, presidente e CEO da Society for Science & the Public.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A jovem norte-americana venceu igualmente uma competição com a tecnologia por si projetada. Neste momento é ainda um protótipo, mas este sistema, quando aplicado à produção em série de automóveis, promete revolucionar a indústria com um grande contributo para a redução da sinistralidade rodoviária.

Veja o vídeo:

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados