Artigo de João Isaac
21-09-2019

A Toyota anunciou que as vendas globais acumuladas do Land Cruiser, nas suas várias gerações, superaram 10 milhões de unidades. Segundo a marca, este valor foi atingido no passado dia 31 de agosto de 2019. O Land Cruiser é o modelo da Toyota com maior longevidade de vendas, tendo sido lançado a 1 de agosto de 1951 como Jeep BJ. Assim, o grande Toyota conta já com 68 anos de história.

Leia ainda: Grenadier é o nome do SUV cuja produção vai passar por Portugal

As exportações em escala do Land Cruiser tiveram início em 1955, quatro anos após o seu lançamento. Nesta fase, cerca de 100 unidades eram exportadas anualmente. No entanto, dez anos depois, esse número já superava as 10 mil unidades. Atualmente, o todo-o-terreno da Toyota é vendido em cerca de 170 países. Por ano, são entregues aproximadamente 400 mil unidades.

Durabilidade e fiabilidade a toda a prova

A Toyota tem vindo a desenvolver várias versões adaptadas a vários tipos de necessidade. E fê-lo sempre sem sacrificar o excelente desempenho fora de estrada e a fiabilidade e durabilidade que lhe são reconhecidas. Só assim é possível encontrar Land Cruiser da série 40 ainda em trabalho, cerca de 50 anos depois de terem sido produzidos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A série 70 do Land Cruiser continua a ser produzida na fábrica portuguesa da Toyota, em Ovar. Assim, o mítico modelo da marca japonesa tem igualmente uma ligação especial com Portugal. Todas as unidades ali produzidas destinam-se ao mercado da África do Sul. No continente africano, o Land Cruiser é utilizado para prestar assistência humanitária nas zonas mais necessitadas.

Veja também: Tesla instalou um supercharger em Nurburgring para “abastecer” o veículo de testes

Já na Austrália, este modelo é conduzido em minas de zinco e cobre a cerca de 1600 metros de profundidade, bem como para percorrer as extensas quintas de gado, algumas com cerca de 8 mil metros quadrados. Na América Central, o mítico Toyota é igualmente uma eficaz ferramenta de trabalho, ideal para vencer os íngremes declives e para trabalhar a uma altitude superior a 3500 metros.

Assim, a Toyota assume o compromisso de o continuar a desenvolver e produzir sob a premissa de que terá de suportar todo o tipo de utilização em qualquer parte do planeta. Só assim continuará a exceder as expectativas dos clientes, tal como aconteceu dez milhões de vezes ao longo de 68 anos.

Percorra a galeria e veja as fotos de vários Toyota Land Cruiser espalhados pelo mundo.

Fotos: Toyota

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados