Artigo de Guilherme André
11-03-2020

Numa altura em que a regulação de emissões CO2 está cada vez mais apertada, as marcas são obrigadas a repensar as gamas. De facto, é necessário “acelerar” a transição para a eletrificação de modo a cumprir as metas impostas pela União Europeia. Perante isto, a Jato Dynamics realizou um estudo em que mostra quais são as 20 marcas menos poluentes na Europa. Estes dados referentes a 2019 mostram que a liderança pertence à Toyota. Este primeiro lugar é conseguido devido a uma grande aposta no que diz respeito a modelos eletrificados, especialmente nos híbridos. De referir que marcas, como por exemplo a Tesla, não aparecem na lista porque não emitem qualquer tipo de emissões.

Leia ainda: Portugal recebe primeira oficina independente para carros da Ferrari

Quando olhando para os números, percebemos que os modelos híbridos da Toyota representam 60% das vendas totais em 2019. Perante isto, conseguiram um decréscimo de 2,3 g/km face a 2018, para um total de 97,5 g/km. No segundo lugar do pódio surge a Citroën ao conseguir 106,4 g/km (menos 1,7 g/km quando comparado com 2018). Logo depois aparece a segunda marca do Grupo PSA, a Peugeot. A marca gaulesa regista 108,2 g/km em 2019, contudo, esse número aumento face aos 107,9 g/km de 2018.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Modelos SUV são os mais poluentes

Dividindo os números por segmento, surge um dado curioso. Numa altura em que a tendência de mercado indica que os SUV são os favoritos dos consumidores, o estudo da Jato revela que são os mais poluidores. De facto, a média dos SUV é de 131,5 g/km, um valor que tem grande influência nas médias das marcas. Este valor é bastante superior quando comparado com os restantes segmentos: citadinos (107,7 g/km), utilitários (109,2 g/km), compactos familiares (115,3 g/km) ou veículos de segmento médio (117,9 g/km).

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o ranking de marcas menos poluentes da Europa.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados