Artigo de João Isaac
15-10-2019

A Toyota vai mostrar no Salão Automóvel de Tóquio a segunda geração do Mirai, o seu elétrico a pilha de combustível. O modelo foi originalmente lançado em 2014 e foi pioneiro na introdução da mobilidade a hidrogénio. Agora a Toyota pretende elevar a fasquia. A segunda geração promete mais autonomia, mais prazer de condução e um design claramente mais emocional.

Leia ainda: Toyota RAV4 híbrido plug-in vai ser apresentado no Salão de Los Angeles

Assim, a marca japonesa promete para o novo Mirai um aumento de 30% na autonomia elétrica. Este melhoramento justifica-se com o aumento dos tanques de hidrogénio. Para além da autonomia, também foram introduzidas melhorias no sistema de pilha de combustível. O novo Mirai vai ter uma superior capacidade de resposta, com uma entrega de potência mais linear durante o arranque.

Mirai com plataforma de tração traseira

“O nosso objetivo é produzir um automóvel que os nossos clientes sintam sempre desejo de conduzir. Um carro com um design emocional e com uma dinâmica capaz de pôr um sorriso no rosto do condutor. Quero que os clientes o escolham não apenas por ser um carro a pilha de combustível”, afirmou Yoshikazu Tanaka, engenheiro-chefe do Mirai.

Veja o vídeo:

A introdução da nova plataforma modular de tração traseira é igualmente outra das grandes responsáveis pela evolução dinâmica. A rigidez estrutural é superior e o centro de gravidade mais baixo aliado à direção com resposta otimizada, conferem ao Mirai um comportamento mais eficaz. Por dentro destaca-se a digitalização, graças ao ecrã de 12,3 polegadas. A adoção da nova plataforma permite igualmente que o Mirai possa transportar cinco passageiros em vez dos atuais quatro.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O Mirai tem sido um embaixador da consciencialização da mobilidade a hidrogénio, bem como da sofisticação tecnológica da pilha de combustível. Desde o seu lançamento foram vendidas cerca de 10 mil unidades. A segunda geração do Toyota Mirai tem chegada prevista para o ano de 2020, inicialmente no Japão, América do Norte e Europa.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo Toyota Mirai.

Fotos: Toyota

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados