Artigo de Equipa Automundo
16-09-2023

Para se perceber um pouco da história deste peculiar recorde, é necessário voltar até 2018, ano em que foi registado o primeiro recordo do mundo de velocidade num trator, distinguido pelo Guiness. Este foi conseguido pelo Sting, piloto de testes do Top Gear, ao atingir 140,44 km/h. Este valor já era incrível, contudo, os recordes só existem para ser batidos. No início do verão, Guy Martin, piloto de motos e apresentador televisivo, decidiu elevar a fasquia. Para tal, recorreu a um JCB Fastrac 8000, um trator modificado que atingiu os 166,72 km/h.

Guy Martin conseguiu ultrapassar os 200 km/h com um trator

Não contente com o resultado, o britânico fez algumas alterações ao veículo e decidiu tentar de novo. No fim de outubro, Martin bateu o próprio recorde ao atingir uma velocidade média de 217,57 km/h, um valor impressionante para uma máquina tão imponente. De relembrar que para o recorde ser validado, os revisores do Guiness fazem a média de duas passagens consecutivas, para ambos os lados da pista, de modo a contabilizar as mais diferentes variantes ou condições.

Veja o vídeo:

Isto porque caso o recorde fosse uma única passagem, o valor seria uns impressionantes 247,35 km/h! Por fim, o trator JCB está equipado com um motor 7,2 litros Diesel. Contudo, recebeu várias modificações para debitar 1000 cv e 2500 Nm de binário. Para além disso, a caixa automática CVT foi substituída por uma de seus velocidades.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados