Artigo de Guilherme André
17-09-2019

O travão de mão pode estar perto de desaparecer. São cada vez menos os veículos capacitados deste equipamento devido à evolução da tecnologia na indústria automóvel. De acordo com um estudo, 70% dos modelos atuais apenas disponibilizam o travão de parque elétrico sem qualquer opção de travão de mão.

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Este facto deve-se à adesão de cada vez mais marcas, como por exemplo, Jaguar, Land Rover, Lexus, Porsche e Mercedes. Nenhum veículo da gama atual destes fabricantes apresenta o travão manual. Esta tendência tem vindo a crescer, já que em 2018 a percentagem de veículos com travão elétrico era ligeiramente inferior, aproximadamente 63%.

Apesar de todas as marcas estarem a adotar esta tecnologia, há algumas que continuam a proporcionar aos condutores a possibilidade de ter um veículo com a alavanca manual. Assim, pode, por exemplo, ter um desportivo como o Ford Fiesta ST, passando pelo descapotável Mazda MX-5 ou até mesmo o acessível Dacia Sandero.

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Em suma, podemos estar a assistir à “extinção” da alavanca, muitas das vezes, presente ao lado do banco. Deste modo, as derrapagens provocadas pelo travão de mão – realizadas em segurança em condições de pista – podem tornar-se numa arte perdida.

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