Última edição especial Ford GT LM 2022 celebra vitórias da marca nas 24 Horas de Le Mans
O Ford GT permanece exclusivo, e estes últimos 20 supercarros da edição especial irão aumentar a procura de colecionadores
A Ford acaba de anunciar a última edição especial da terceira geração do Ford GT. O Ford GT LM Edition 2022 celebra a vitória do Ford GT na edição 2016 de Le Mans e o histórico pódio Ford (1º, 2º e 3º) nas 24 Horas de Le Mans de 1966. “Com materiais inovadores, design e engenharia, o Ford GT é diferente de qualquer outro supercarro de produção em série”, declarou Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Ao encerrarmos este capítulo do Ford GT, a série especial GT LM deu-nos a oportunidade de injetar ainda mais alma do carro de competição que terminou no pódio, prestando tributo à nossa vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2016.”
Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia
O Ford GT permanece exclusivo, e estes últimos 20 supercarros da edição especial irão aumentar a procura de colecionadores. As entregas do Ford GT LM Edition começam neste Outono com a produção a terminar no final deste ano. Decoração exterior de competição, estilo interior assimétrico Com a carroçaria em fibra de carbono pintada na cor Liquid Silver, a série especial Ford GT LM tem acabamentos exclusivos seja em vermelho ou em azul, honrando a decoração vermelha e azul do Ford GT nº68 vencedor em Le Mans.
Ford GT LM 2022 celebra a herança vitoriosa da marca nas 24 Horas de Le Mans
Para uma aparência única, os clientes podem escolher entre a fibra de carbono pintada de vermelho ou azul que realça a aerodinâmica inferior do supercarro. Isto inclui a coloração do material ultraleve do splitter, das saias laterais e das soleiras das portas, mais as persianas do compartimento do motor, as hastes dos espelhos e o difusor traseiro. As jantes em fibra de carbono brilhante de 20 polegadas com acentos correspondentes em vermelho ou azul, mais porcas de titânio e pinças de travão Brembo lacadas a preto modernizam, ainda mais, este pacote. O duplo escape em titânio impresso em 3D que apresenta um desenho ciclónico no interior das pontas e que lembra o motor EcoBoost duplo turbo com 660 cavalos é um exclusivo do Ford GT LM.
Veja também: Novo Ford Mustang eleva o estilo, performance e imersão digital ao patamar seguinte
Destaque, ainda, para um emblema GT LM em titânio igualmente impresso em 3D. No interior, o habitáculo do Ford GT LM Edition apresenta detalhes únicos, incluindo bancos em fibra de carbono revestidos a Alcantara com o banco do condutor vermelho e azul a condizer, e o assento de passageiro Ebony com costura destacada que condiz com a cor do banco do condutor, bem como o botão de arranque do motor. O painel de instrumentos é revestido em couro pele Ebony e Alcantara, enquanto os pilares e o forro do tejadilho são forrados em pele Alcantara Ebony. A fibra de carbono é transportada para o interior, surgindo na consola, orlas das saídas de ventilação e a parte inferior dos pilares A com acabamento mate.
Cambota do Ford GT que terminou Le Mans reutilizada nas 20 unidades do GT LM Edition
Fazendo do Ford GT LM Edition um último tributo especial, a equipa da Ford Performance procurou formas de incorporar o espírito do carro que acabou a prova no pódio de Le Mans em cada carro desta edição limitada. Resultado: a equipa localizou o motor do Ford GT (nº 69) que terminou as 24 Horas de Le Mans de 2016 no terceiro lugar que tinha sido desmontado e colocado em armazém após a corrida, reduziram a pó a cambota e criaram uma liga especial usada na impressão 3D de um emblema para o painel de instrumentos de cada uma das 20 unidades do supercarro desta edição especial. Honrando o Ford GT protagonista da luta Ford vs Ferrari 50 anos depois O Ford GT LM Edition 2022 presta homenagem à vitória da terceira geração do supercarro e do Ford GT nº 68 de Sébastien Bourdais (França), Joey Hand (EUA) e Dirk Müller (Alemanha) que cruzaram a linha de chegada nas 24 Horas de Le Mans em 2016 na frente da categoria LMGTE.
Leia ainda: R5 TURBO 3E, o modelo da Renault nascido para driftar e que bate os 200 km/h
À semelhança da épica batalha entre Ford e Ferrari em 1966, o Ford GT nº 68 assumiu a liderança pela última vez na 20ª hora da corrida, depois de uma luta acesa com o Ferrari nº 82. Joey Hand esteve ao volante nas três ocasiões em que o Ford GT ultrapassou o Ferrari, reacendendo uma rivalidade com 50 anos entre os dois fabricantes. O Ford GT nº 69 de Ryan Briscoe (Austrália), Scott Dixon (Nova Zelândia) e Richard Westbrook (Grã-Bretanha) juntaram-se aos vencedores no pódio depois de terem conquistado o terceiro lugar. Os Ford GT nº 66 e nº 67 terminaram no quarto e nono lugares, respetivamente. O Ford GT LM Edition também honra o esforço hercúleo o a motivação da equipa Ford Chip Ganassi que transformou o carro de estrada num vencedor de Le Mans em pouco mais de um ano (395 dias).
Mais desenvolvimentos da série especial do Ford GT
O Ford GT LM é mais uma edição especial de uma série de variantes que celebram os momentos marcantes alcançados pelo supercarro da Ford na história do desporto motorizado, incluindo, claro, as suas vitórias em Le Mans. No total, esta série inclui 10 supercarros de
edição ultralimitada. Estes incluem:
– Ford GT Holman Moody Heritage Edition 2022 em homenagem ao pódio de Le Mans 1966 monopolizado pela Ford e à equipa de competição que inovaram e melhoraram a capacidade de travagem do GT40 MK II para lidar com a capacidade de o carro superar os 320 km/h; s2022 série especial com apenas 21 carros construídos.
– Ford GT Alan Mann Heritage Edition 2022 em homenagem ao Ford GT MK I nº16, um protótipo ultraleve feito por Alan Mann que ajudou a preparar o caminho para o domínio da Ford nas 24 Horas de 1966 de Le Mans com 3 carros no pódio; apenas 30 modelos construídos.
– Ford GT ’64 Prototype Heritage Edition 2022 honrando as raízes do Ford GT e os primeiros cinco protótipos originais do Ford GT; apenas 27 unidades construídas.
– Ford GT ’66 Daytona Heritage Edition 2021 em homenagem ao Ford GT MK II No. 98 que ofereceu à Ford um domínio 1-2-3-5 em Daytona em 1966, iniciando uma época mágica para o Ford GT40 MK II; apenas 50 carros construídos.
– Ford GT ’69 Gulf Livery Heritage Edition 2020 em homenagem ao Ford GT40 MK I No. 6 que foi vencedor em Le Mans em 1969; apenas 50 modelos construídos.
– Ford GT ’68 Gulf Livery Heritage Edition 2019 em homenagem ao Ford GT40 MK I No. 9 carro que venceu em Le Mans em 1968; apenas 50 veículos construídos.
– Ford GT ’67 Heritage Edition 2018 em homenagem ao Ford GT40 MK IV No. 1 carro vencedor de Le Mans em 1967; apenas 39 unidades construídas.
– Ford GT ’66 Heritage Edition 2017 em homenagem ao Ford GT40 MK II No. 2 que venceu Le Mans em 1966; apenas 27 carros construídos.
– Ford GT Gulf Livery Heritage Edition 2006 comemorando as vitórias consecutivas do GT40 nas 24 Horas de Le Mans de 1968 e 1969; apenas 343 unidades construídas.
Adicionalmente, o Ford GT Mk II, uma edição limitada do Ford GT para utilização exclusiva em pista, desenvolvido pela Ford Performance e pela Multimatic também acaba a produção até ao final do ano com um total de 45 veículos fabricados.