Artigo de Guilherme André
15-10-2019

No início de setembro de 2019, a Smart, marca conhecida pelos citadinos de pequenas dimensões, tornou-se numa marca 100% elétrica. Contudo, podem vir a ter um rival em breve. A startup Uniti, com sede na Suécia, recorreu a tecnologia do Reino Unido para criar um novo veículo 100% elétrico para a mobilidade nas cidades: o Uniti One. O ainda protótipo permite transportar até três pessoas e pesa apenas 600 kg. O condutor assume uma posição de central, com dois bancos atrás. A bagageira tem 155 litros e pode chegar aos 760 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

Leia ainda: Toyota mostra evolução do Mirai, o elétrico a pilha de combustível

Para além disso, o cliente tem dois tipos de escolha de bateria. A mais acessível tem 12 kWh de capacidade e garante uma autonomia de 150 km. Já a 24 kWh permite viajar 300 km só com um carregamento. Esta segunda demora, de acordo com a marca, 17 minutos a carregar dos 20 aos 80% num carregador de 50 kW.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O propulsor elétrico que equipa este veículo debita 67 cv transmitidos às rodas taseiras. Assim, o elétrico demora 4,1 segundos a acelerar até aos 50 km/h. Já aos 100 km/h, o tempo aumenta para os 9,9 segundos. A velocidade máxima está limitada nos 120 km/h.

Uniti One está dotado de várias tecnologias inovadoras

O Uniti One está equipado com dois diferentes modos de condução, City e Boost, ou seja, o primeiro é focado na eficiência e o segundo numa melhor resposta ao acelerador. Ao nível de tecnologia, o One tem um volante com dois monitores táteis, sistema esse, que controla praticamente todas as funções do veículo.

Veja também: Porsche Taycan 4S é a nova versão de acesso à gama do desportivo elétrico

No tablier encontra-se uma caixa de velocidades de botões (D,N,R). Por fim, o veículo não tem chave, o condutor terá de instalar uma aplicação no smartphone para fechar, abrir ou colocar em andamento o veículo. O plano da empresa passa por colocar este veículo à venda no segundo semestre de 2020 com um preço inferior a 20 mil euros. No entanto, continua por saber se o Uniti One vai ser vendido fora da Suécia e Reino Unido.

Percorra a galeria e conheça o novo citadino elétrico:

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados