Artigo de João Isaac
15-07-2019

A decisão do governo de rever as taxas de portagem nos 23 modelos que pagam agora classe 1 em vez de classe 2 fez aumentar as suas vendas. Quem o diz é a ACAP , a Associação Automóvel de Portugal. De acordo com os dados facultados, o aumento das vendas só não é maior devido à nova norma de emissões.

Nos seis primeiros meses de 2019 foram vendidas 2944 unidades dos modelos cujas taxas de portagem foram revistas. Assim, relativamente a 2018, com 2179 unidades vendidas em igual período, o crescimento verificado é de 34,4 %.

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De entre os modelos em que mais se destaca o crescimento das vendas, estão os muito procurados SUV. Modelos como, por exemplo, o Opel Mokka X, o Renault Kadjar e o Toyota RAV4 praticamente duplicaram as suas vendas nestes primeiros seis meses. Na lista, há ainda outros modelos que nem sequer estavam à venda antes desta revisão das classes. Um bom exemplo disso é o Opel Grandland X que se aproxima já das 200 unidades vendidas.

De 1,1 para 1,3 metros

Assim, com a revisão da lei, a classe 1 passou aplicar-se a todos os ligeiros que tenham uma altura de até 1,3 metros medidos no eixo da frente. No entanto, para que estes modelos possam pagar classe 1, têm de cumprir várias regras. Não podem ter um peso bruto igual ou inferior a 2300 kg nem ter tração integral. Têm também de cumprir a norma de emissões mais recente e é obrigatória a adesão ao pagamento eletrónico das portagens.

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Percorra a galeria e veja as fotos de alguns dos modelos que podem agora pagar classe 1 nas portagens nacionais.

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