Artigo de Guilherme André
22-05-2020

O Grupo PSA mostrou este ano os primeiros híbridos plug-in e veículos 100% elétricos. De facto, do lado da Peugeot há o e-208, mas também, por exemplo, a 508 SW híbrida plug-in. Contudo, não se vão ficar por aqui e no futuro próximo vão aumentar ainda mais a oferta eletrificada. De acordo com Alain Raposo, responsável pelo programa de investigação e desenvolvimento de carros elétricos do grupo, o objetivo passa por uma versão híbrida plug-in ou elétrica por cada gama até 2025. Ou seja, esta medida abrange a Peugeot, Citroën, DS e Opel. Para além disso referiu ainda que o Peugeot 3008 vai estrear a plataforma e-EMP2 que vai dar origem a uma versão 100% elétrica do SUV. Este vai contar com um propulsor desenvolvido com a Nidec, empresa japonesa e tem lançamento previsto para 2023.

Grupo PSA vai ter novas baterias feitas em França

Como uma novidade nunca vem só, o responsável também referiu outros pontos de interesse. As novas baterias vão passar a ser criadas em Franças pela Automotive Cell Company, algo que substitui os atuais fornecedores da CATL, empresa chinesa. Para além de uma produção “em casa”, as novas baterias também permitem números superiores de autonomia.

Leia ainda: Mazda MX-30 chega em setembro e já sabemos os preços

Por fim, de destacar ainda o desenvolvimento de motorizações mild hybrid. Esta vai aparecer associada ao 1.2 Puretech de três cilindros que deve fazer parte de todas as gamas. Atualmente o grupo encontra-se a desenvolver dois sistemas distintos. Um focado no alternador associado à caixa de velocidades, enquanto o outro acrescenta um pequeno motor elétrico que aumenta potência.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top