Artigo de Equipa Automundo
26-04-2021

Símbolo de contemporaneidade, desde 1946 que a Vespa lidera a história de fenómenos culturais em todo o mundo. Exemplo inquestionável do estilo e da tecnologia italianos, a Vespa tornou-se num ícone intemporal, inundando as estradas com o seu charme inconfundível. 75 anos depois do primeiro lançamento, a marca disponibiliza uma série especial comemorativa do aniversário nos modelos Primavera (50 cc, 125 cc e 150 cc) e GTS (125 cc e 300 cc).

A nova série especial Vespa 75, apenas será vendida durante o ano de 2021, e apresenta-se com uma nova cor desenvolvida para comemorar este aniversário: “Giallo 75”, o amarelo metalizado que reinterpreta as cores em voga na década de 1940 e que evoca a herança e o espírito inovador que sempre caraterizaram a marca. Visível nos painéis laterais e no para-lamas dianteiro, o número 75 aparece num tom mais acentuado, criando um elegante e discreto efeito tom sobre tom. Na tradicional gravata destaca-se o amarelo fosco, no mesmo tom “Giallo”.

Vespa comemora 75º aniversário com série especial

Revestido a nobuck o selim da Vespa 75 assume o mesmo tom cinzento que é utilizado nas jantes sendo ainda de realçar nesta série especial os vários detalhes em cromado que surgem nos frisos da gravata, emblema no para-lama dianteiro, moldura do painel de instrumentos, espelhos retrovisores e, apenas na versão GTS, pedais do passageiro dobráveis.

Leia ainda: Finlandeses criam mota elétrica vinda do futuro com 300 km de autonomia

Elementos distintivos da série especial Vespa 75, são ainda o porta-malas traseiro cromado e a top case redonda especialmente criada para esta edição especial. Revestida a nobuck, em cinzento igual ao do selim, a top case (que é fornecida com uma capa impermeável) pode ser fixa no porta-malas, integra um sistema de libertação rápido e vem equipada com uma alça de ombro para que possa ser transportada com todo o conforto.

Todos os modelos da edição especial Vespa 75, com uma cilindrada superior a 50 cc, integram um painel de instrumentos 4,3” TFT a cores garantindo uma instrumentação totalmente digital através do sistema Vespa MIA, para conexão do smartphone ao veículo. Para sublinhar a singularidade desta série comemorativa, a Vespa 75 vem acompanhada por um kit de boas-vindas (composto por um lenço em seda 100% italiano, um prato Vespa vintage em aço, o livro do proprietário e uma coleção de postais com imagens da história da Vespa).

75 anos de história Vespa

Com 75 anos de história e quase 19 milhões de veículos vendidos, a Vespa é um autêntico símbolo de inovação que une gerações e culturas numa paixão única. Utilizada por todos, a Vespa criou vários fenómenos culturais nos diferentes contextos em que se inseriu tendo, inclusivamente, sido protagonista em diferentes movimentos de jovens em todo o mundo. Acompanhando desde sempre a evolução mundial da sociedade, a Vespa é hoje uma marca global, apresentando-se como uma verdadeira cidadã do mundo.

Veja também: O míssil para andar na cidade, mas que não é nem um carro nem uma mota

Desde 2004, quando foram produzidos 58.000 veículos, o crescimento da marca Vespa tem sido constante. Mais de 100.000 unidades foram produzidas em 2006, chegando a 180.000 em 2017 e passando a referência de 200.000 unidades em 2018. Na última década, mais de 1.800.000 novos veículos Vespa foram produzidos e conduzidos nas estradas de todo o mundo.

Percorra a galeria e veja mais fotos desta Vespa.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados