Artigo de Guilherme André
12-07-2019

A Volkswagen anunciou o fim da produção do Beetle. O icónico automóvel é um dos mais importantes de sempre do fabricante alemão. Em produção desde 1938, foram criadas três gerações. Assim, o modelo atingiu a marca de 21 milhões de unidades distribuídas em todo o mundo. O último exemplar saiu da linha de montagem da fábrica de Puebla, México, no dia 10 de julho. As instalações mexicanas da Volkswagen vão agora ser reconfiguradas para produzir um novo SUV que será exclusivo para o mercado norte americano.

81 anos desde o primeiro Volkswagen Carocha

A produção da primeira geração do Beetle “Type 1”, também conhecido por Carocha, sobreviveu ao longo vários anos. O último saiu da fábrica em 2003. Os exemplares foram fiéis ao modelo original com o passar dos anos, contudo, receberam algumas atualizações, tais como, injeção e travões de disco.

Leia ainda: Estes são os FIAT mais emblemáticos dos seus 120 anos de história

Em 1998, surge a segunda geração apenas para a Europa, o “New Beetle”. Já nos mercados norte americano e mexicano a substituição do Type 1 acontece mais tarde. Esta nova geração trouxe várias melhorias, desde logo a partilha de componentes com o Volkswagen Golf. Para além disso, adotou um estilo mais moderno, contudo, mantendo a identidade. Este, descontinuado em 2010, vendeu mais de 1,2 milhões de exemplares, longe do enorme sucesso do primeiro.

Por fim, a terceira (e última) geração Beetle chega em 2011. Nessa altura recebeu a base do Golf VI e foi disponibilizado com uma grande variedade de alterações. Scott Keogh, CEO da Volksagen América, diz que “é impossível imaginar onde estaria a Volkswagen se não existisse o Beetle”.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Porém, há uma possibilidade do fabricante alemão voltar a usar este nome no futuro. Tal como o Buggy, o Carocha pode vir a ter uma representação modernizada e eletrificada, recorrendo à nova plataforma MEB. Ainda assim não passa de uma especulação, teremos de aguardar pela confirmação oficial da Volkswagen.

Percorra a galeria e veja as fotos do Beetle.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados