Artigo de Guilherme André
26-12-2019

No mundo dos carros elétricos, um dos grandes desafios para os próximos anos é a inovação nos métodos de carregamento. De facto, ainda há poucas soluções neste ponto, algo que mantém as pessoas pouco receptivas a comprar um 100% elétrico. No entanto, a Volkswagen, que já revelou o ID.3, está a desenvolver um produto que pode cativar os possíveis compradores. Falamos do robot móvel que permite carregar carros elétricos de forma autónoma, com recurso a um smartphone ou ao sistema interno do veículo.

Volkswagen quer revolucionar o mercado com este robot

Para tal, o sistema está dividido em duas unidades: o robot e um compartimento com baterias. Estas são de 25 kWh e permitem carregamentos rápidos de até 50 kW. Para além disso, o robot está equipado com vários sensores que garantem a movimentação autónoma à volta dos carros. Para Mark Möller, diretor da divisão de componentes do Grupo Volkswagen, este sistema será “uma revolução”. Isto porque consegue “trazer as infraestruturas até ao carro”.

Leia ainda: Ford Mustang Heritage Edition celebra o Shelby GT350 original

Por fim, o robot ainda está em desenvolvimento e não se sabe data de lançamento. Ainda assim, a marca alemã já explicou como funciona. Em suma, o robot é capaz de abrir a porta de carregamento do veículo e ligar-se sozinho. Quando o carregamento está finalizado, o robot regressa para buscar a box de baterias e volta ao local destinado.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o robot da marca alemã.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados