Artigo de Equipa Automundo
01-10-2021

A Volvo anunciou mais uma importante medida da sua política de sustentabilidade rumo à economia circular. A partir de agora, todos os novos modelos Volvo Cars 100% elétricos, a começar pelo novo Volvo C40 Recharge, que já se encontra à venda em Portugal, não terão qualquer componente em couro. Com efeito, o interior do novo C40, é constituído por têxteis provenientes de materiais reciclados (como por exemplo garrafas PET), por material biológico oriundo de florestas da Suécia e da Finlândia e por rolhas recicladas da indústria do vinho. Com esta alteração, a Volvo volta a assumir a liderança da indústria rumo à sustentabilidade definindo um novo padrão no design premium de interiores para automóveis.

Veja também: Volkswagen T-Cross, muito mais do que apenas um novo SUV

Volvo vai eliminar materiais em couro nos automóveis

As medidas adotadas pela Volvo vão mais além com o anúncio do objetivo de que 25% do material que compõe os seus novos modelos seja constituído por uma base biológica ou reciclada, sendo que está empenhada em encontrar fontes sustentáveis e de elevada qualidade que sejam alternativas a muitos dos materiais utilizados atualmente na indústria automóvel. Esta exigência será extensível aos seus fornecedores imediatos.

Veja também: Novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico já disponível em Portugal

Como anunciado, a Volvo continuará a oferecer opções de misturas de lãs, mas somente de fornecedores que sejam certificados como responsáveis, uma vez que a empresa irá rastrear a origem e o bem-estar animal associado a toda esta cadeia de fornecimento. Por outro lado, a marca está ainda a exigir a redução do uso de produtos residuais provenientes da produção de gado que muitas vezes se utilizam em plásticos, borrachas, lubrificantes ou adesivos, seja como parte do material ou como um produto químico do processo de produção ou de tratamento dos materiais. O objetivo: fazer o possível para ajudar a impedir os danos aos animais, contribuindo para uma procura reduzida por todos os materiais que contenham produtos de origem animal.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados