Artigo de Guilherme André
17-10-2019

A Volvo tem demonstrado uma grande vontade de eletrificar a gama, algo que ficou bem marcado com o lançamento das versões plug-in em todos os modelos da marca. Ainda assim, o fabricante sueco pretende elevar a fasquia ao apresentar um novo modelo elétrico, por ano, até 2025. O primeiro desta lista é o SUV compacto, Volvo XC40 Recharge.

Começando pela denominação, a Volvo adota o P8 AWD, as siglas que representam esta versão eletrificada e que, ao que tudo indica, vão estar presentes nos futuros elétricos da casa sueca. Este está equipado com dois motores elétricos, um por eixo, que em conjunto debitam 408 cv de potência.

Volvo XC40 Recharge tem prestações de desportivo

Perante este valor de potência, o Volvo XC40 Recharge apresenta prestações de desportivo, ao acelerar dos 0 aos 100 km/h, segundo a marca, em 4,9 segundos. No entanto, a velocidade máxima está limitada a 180 km/h. Os propulsores elétricos são alimentados por uma bateria de 78 kWh. Esta permite carregamentos até aos 80% 40 minutos, recorrendo a um posto de carga rápida, ou seja, 150 kW.

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Apesar de ser o primeiro elétrico de sempre, a Volvo mantém a tradição de dedicar-se à segurança. De facto, durante a apresentação que decorreu em Los Angeles, mas que teve direito a live stream para todo o mundo, os engenheiros salientaram que o SUV recebe um grande reforço face aos XC40 a combustão. Destaque ainda para o trabalho feito na estrutura frontal, de modo a colmatar a ausência do motor. Para além disso, criaram uma espécie de armação de alumínio imbuída na estrutura do automóvel. Esta serve para proteger a bateria em caso de colisão. Tudo isto tem como principal objetivo manter os níveis de segurança que a Volvo nos habituou.

Algo que também fará parte dos XC40 Recharge é o novo Advanced Driver Assistance Systems (ADAS). De um modo geral, isto representa um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos, a base para uma futura introdução de tecnologia de condução autónoma.

Veja o vídeo:

Primeiro elétrico do fabricante mantém imagem dos XC40 a combustão

Apesar de ser o primeiro 100% elétrico, a marca não realizou uma alteração de imagem radical. Face aos XC40 a combustão, o único detalhe diferenciador é a nova grelha. A personalização pode ser feita em oito cores de carroçaria distintas, sendo de série o teto em preto. Estão ainda disponíveis jantes de 19 e 20 polegadas.

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Passando para o habitáculo, o interface é novo e adaptado aos modelos elétricos. Assim, vai encontrar informações relacionadas, por exemplo, com o estado da bateria. Sendo esta plataforma desenhada exclusivamente para modelos elétricos, o espaço no interior não deve ter sido prejudicado em demasia. Já a bagageira deve perder ligeiramente face aos motores a combustão, contudo, com a ausência do motor, foi criado um novo compartimento de arrumação na dianteira com aproximadamente 30 litros de capacidade.

Volvo aposta forte na tecnologia com sistema de infotainment Android

Um dos pontos em que o Volvo XC40 Recharge se distingue é na tecnologia. O novo sistema de infotainment, concebido com a Android, é apresentado como o “mais intuitivo” de sempre da marca, com recurso a sistemas da Google.

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Com esta parceria, os condutores deste carro elétrico podem ter acesso a Google Assistant, Google Mais, ou Google Play Store. Por fim, os engenheiros afirmam que as atualizações de software vão ser feitas “over the air”, ou seja, com recurso a uma “cloud”. Isto vai permitir uma evolução contínua ao longo do tempo, algo que já foi adotado, por exemplo, pela Tesla.

Percorra a galeria e conheça o novo Volvo XC40 Recharge

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