Artigo de João Isaac
27-06-2019

O CUV Xceed é o mais recente membro da família Ceed da Kia. Assim, depois das carroçarias de cinco portas, station wagon e shooting brake, o Xceed pretende ser uma alternativa aos tradicionais SUV do segmento. Para isso aposta num design assumidamente desportivo, desenvolvido no centro europeu de design da marca, em Frankfurt.

Relativamente à carroçaria do Ceed de cinco portas, com a qual partilha apenas as portas dianteiras, os vãos dianteiro e traseiro do Xceed foram prolongados. Em largura, o CUV é também maior. De perfil, destaca-se a silhueta traseira do tipo coupé e uma secção dianteira alongada, conferindo mais dinamismo à carroçaria.

Leia ainda: Opel divulga motores a gasolina e Diesel para o novo Corsa

Por dentro, o Xceed herda as soluções já conhecidas das restantes versões do compacto coreano. Um exemplo disso é a consola central ligeiramente orientada para o condutor. A posição de condução é igualmente mais baixa do que a de um SUV convencional. No entanto, graças à maior altura ao solo quando comparado com um compacto, a visibilidade dianteira é beneficiada. Assim, o Xceed oferece um ótimo compromisso neste aspeto, aliando conforto de utilização com uma posição mais desportiva. A capacidade da bagageira é 426 litros, 31 litros a mais do que o Ceed.

Híbrido plug-in está nos planos da Kia

Relativamente a motores, o Xceed está equipado com os já conhecidos blocos a gasolina T-Gdi. A oferta começa com o 1.0 lt de 120 cavalos, passa pelo 1.4 lt com 140 cavalos e termina com os 204 cavalos do 1.6 lt. Do lado dos Diesel, o motor disponível é o 1.6 Smartstream em dois níveis de potência, 115 e 136 cavalos. Quanto a opções de transmissão, todas as motorizações exceto a 1.0 lt podem estar associadas a uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades como alternativa à manual de seis. As variantes mild hybrid de 48V e plug-in hybrid serão introduzidas na gama ainda em 2020.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo Kia Xceed.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top