Yamaha apresenta a nova superdesportiva R1 em dose dupla
O motor de quatro cilindros e 998 cc mantém os 200 cavalos de potência. No entanto são muitas as novidades.
A Yamaha apresentou as suas novas superdesportivas YZF-R1 e R1M durante a passagem do Mundial de Superbike por Laguna Seca nos Estados Unidos. Ambas utilizam tecnologia proveniente da experiência da marca no mundo da competição. Assim, são várias as novidades implementadas nos novos modelos que derivam, por exemplo, da categoria mais alta do campeonato mundial de velocidade, MotoGP.
Leia ainda: Mercedes-AMG CLA 45, performance em formato shooting brake
A dianteira incorpora uma nova carenagem, bem como a redesenhada iluminação diurna LED. O novo desenho da secção dianteira permite melhorar a aerodinâmica e, mais abaixo, a quilha é parcialmente construída em titânio.
O motor de quatro cilindros e 998 cc mantém os 200 cavalos de potência. No entanto são muitas as novidades. São disso exemplo as novas árvores de cames com foco na eficiência nos altos regimes e a nova cabeça de motor. Também os injetores foram reposicionados a fim de melhorar o processo de combustão.
Veja o vídeo:
As novidades estendem-se igualmente à suspensão, aos pneus Bridgestone e aos melhorados travões. Quanto a ajudas eletrónicas à condução a oferta é extensa, graças a um total de sete sistemas.
YZF-R1M apontada aos mais exigentes
Para além de todas as atualizações partilhadas com a R1, a R1M eleva a performance ao nível seguinte com, por exemplo, a utilização de suspensão com amortecimento eletrónico da Öhlins. Outro detalhe é a carenagem traseira é construída em fibra de carbono. Com a R1M vem igualmente a possibilidade de participar em cursos de condução com pilotos profissionais da Yamaha. A YZF-R1M ficará disponível para encomenda através de um site dedicado.