Yugo: Está de volta “o pior carro da história”
Yugo, que tinha a fama de pior carro da história, está de volta com uma versão elétrica.
Existem carros que entram para a história e nem sempre pelos melhores motivos. Este é o caso do Yugo, que o mundo ficou a conhecer em 1977 através do fabricante Zastava. O carro cujo nome se deve ao facto de a produção ser feita na antiga república soviética da Jugoslávia ficou conhecido por muitos como “o pior carro da história”. Fama que se devia à baixa qualidade de construção, problemas de confiabilidade e ainda padrões de segurança questionados por muitos.
Quais os 10 carros mais bonitos? Matemática garante que são estes
Este pequeno carro soviético tinha como inspiração o famoso Fiat 128. Numa fase inicial, o Yugo destacou-se em alguns países europeus. Até que, em 1982, começa a chegar aos Estados Unidos da América e Reino Unido. Apesar de custar na época qualquer coisa como 2.700 euros, as vendas eram baixas. A qualidade deixava a desejar e muitos diziam que era um carro frágil que se desmanchava com o passar do tempo.
Novo Yugo deverá ser apresentado ao mundo em 2027
Agora, e com a marca a ser liderada por um professor alemão, o Yugo poderá estar de volta às estradas. Os rumores mais recentes dão conta de que o modelo irá regressar numa versão elétrica. Recentemente, foi dada a conhecer um protótipo do modelo em escala. Ainda não existe nome para o novo modelo que será bastante compacto e de duas portas. Fica a ideia de que o visual quadrado e minimalista do modelo original será mantido. A marca refere que não se trata apenas de um tributo histórico, mas de um símbolo renovado de acessibilidade num modelo desportivo. Se tudo correr como planeado, o novo Yugo será apresentado ao mundo em 2027, com a produção a começar no mesmo ano.
Este é o corta-relvas mais rápido do mundo
Fotos: Shutterstock